"As especialistas a bordo do navio oceanográfico Isabel Barreto desenvolvem um projeto de catalogação do fundo marinho do banco da Galiza. Despois de várias semanas de convivência e uma enfermidade inesperada, a tripulação começa a mostrar os seus prejuízos e as suas diferenças num marco de humores instáveis devido ao fenómeno de “anteparite”, um síndrome que experimentam as pessoas confinadas no mesmo lugar durante muito tempo. Ao tempo, em paralelo, em Janeiro de 1596, o galeão San Jerónimo dirige-se rumo a Manila despois da sua falida expedição ás ilhas Salomón, descobertas por Álvaro Mendaña em 1567. Com morte do próprio Mendaña durante a travessia, a sua viúva, Isabel Barreto -a primeira almirante na historia da navegação- capitania uma tripulação reduzida, sem mantimentos e sem água.
Espécies Lázaro é uma comédia áspera e azeda em que quatro personagens masculinas de diferentes origens e condições coincidem num mesmo lugar sem ter, aparentemente nada em comum além de tomar forças para voltar à sua vida antiga e mudar radicalmente o curso da mesma. Durante a sua convivência inesperada num espaço arrasado pelo fogo, com avistamento duma espécie lázaro como único objetivo, os quatro personagens descobrirão um sentido comum que fará mover todas as suas certezas. Nesta ocasião, a autora, – Vanesa Sotelo, também responsável da montagem cénica retoma a sua reflexão sobre a rutura de fronteiras a através das raízes da língua galega e portuguesa."
Espécies Lázaro | Peça de Teatro |
Opinião:
Este mês vi Espécies Lázaro, uma produção do Teatro Art'Imagem. Desta vez, convidei algumas familiares para virem comigo para que o bichinho pudesse também com o tempo as fazer gostar, criar a noção da necessidade de investir na cultura, e, nesta forma tão antiga de se fazer arte.
Esta peça de teatro divide-se na verdade em dois contos: num primeiro plano é nos contado a história de 3 marinheiros que procuram catalogar o fundo do mar da Galiza e não têm absolutamente nada em comum enquanto que, num segundo plano, por contraste, compreendemos a história das três primeiras mulheres especialistas a tentar sobreviver, sem mantimentos e sem água.
Partilho com vocês uma pequena curiosidade: o nome do espetáculo, isto é, as Espécies Lázaro é o nome que se dá aos animais que quase ficam extintos.
É uma peça de teatro com pequenos momentos de comédia já que particularmente uma das personagens acaba por infernizar a vida do seu colega a bordo com diálogos irónicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário