quarta-feira, 17 de maio de 2023

A Síndrome do Profeta

Imagem da minha autoria - A Síndrome do Profeta

A  Sarah germano da Newsletter Literalmente tem trazido conceitos tão engraçados que não consigo deixar de os usar aqui no blog.

No post de partilha de opinião sobre o livro "A Vida pela Frente", de Émile Ajar referiu desta vez, sofrer de Síndrome do Profeta. Basicamente é uma doença literária em que espalha as palavras do livro que lê. Tenho a dizer que qualquer leitor faz esta pregação. O diagnóstico prende-se com a intensidade com que o fazem.

Existem 12 livros que aconselho sempre e, que por isso, estou sempre a partilhar a minha paixão por eles. Entre outros que poderia referir e que pode variar consoante as leituras de momento, os livros que me fazem sofrer de Síndrome do Profeta são:

  1. A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Záfon,
  2. As Filhas de Eva de Louise O'Neill;
  3. A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows;
  4. O Ar que Me Falta: História de uma curta infância e de uma longa depressão de Luiz Schwarcz;
  5. O Tempo entre costuras de María Duenas;
  6. Orgulho e Preconceito de Jane Austen;
  7. As Intermitências da Morte de José Saramago;
  8. One day de David Nicholls;
  9. Todo Amor de Vinicius de Moraes;
  10. O Clube do Crime das Quintas-feiras de Richard Osman;
  11. Uma Pequena Vida de Hanya Yanagihara;
  12. A Culpa é das Estrelas de John Green.
Sucintamente, são livros em que a história teve um impacto na minha vida como leitora. E, consoante a pessoa com quem converso sobre literatura, vou ajustando esta lista, conforme o seu gosto literário. De forma, a contar como certa história que li poderá igualmente trazer-lhe emoções. Quais são os livros que vocês insistem em espalhar as palavras? 👀

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.