sexta-feira, 21 de julho de 2023

O Acontecimento de Annie Ernaux | Livros

Sinopse:

"Uma jovem de 23 anos, estudante universitária brilhante, descobre que está grávida. Tomada pela vergonha, consciente de que aquela gravidez representará um falhanço social para si e para a sua família, sabe que não poderá ter aquela criança. Mas, na França de 1963, o aborto é ilegal e não existe ninguém a quem possa acorrer. Quarenta anos mais tarde, as memórias daquele acontecimento continuam presentes, num trauma impossível de ultrapassar e cujas sombras se estendem para além da história individual. Escrito com uma clareza acutilante, sem artifícios, este é um romance poderoso sobre sofrimento, justiça e a condição feminina. Escrito por Annie Ernaux em 1999, foi adaptado ao cinema em 2021 por Audrey Diwan, num filme vencedor do Leão de Ouro em Veneza."

Género: Literatura Francesa.

Ano de Publicação: 2022.

Editora: Livros do Brasil.

Páginas: 86.

Avaliação no Goodreads: 4.32 ⭐⭐⭐⭐


Crédito - O Acontecimento de Annie Ernaux | Livros

Opinião:

Tenho a dizer que ler Annie Ernaux, é querer encostar cada livro lido no peito por uns momentos e deixar o nosso coração sentir. Depois de ler "O Lugar" (sobre a relação com o pai) e "Uma Paixão Simples" (sobre a obsessão e desejo por um homem casado), parti para "O Acontecimento" com grandes expectativas e mais uma vez, não desiludiu.

Era normal, e até ela. durante dois anos, só tinha conseguido entrar na sala de aula de filosofia com a cabeça baixa, olhando para o chão.

Neste livro, descobrimos que a nossa personagem principal, uma aluna universitária que é educada com as mais altas esperanças para sair do meio operário, se encontra grávida, de um estrangeiro com quem pouco mantém correspondência. 

Essa exploração vai se inscrever na trama de um relato, o único capaz de recuperar um acontecimento que era apenas dentro e fora de mim.

Este acontecimento ocorre sob o panorama do assassinato de John F. Kennedy. Neste ambiente político, a IVG - Interrupção Voluntária da Gravidez - é proibida com pena de prisão e multa. Tanto para a pessoa responsável por realizar o aborto como para a pessoa responsável por o desejar.

A Irmã Sorriso é dessas mulheres, jamais encontradas, mortas ou vidas, reais ou não, com quem, apesar de todas as diferenças, eu sinto ter alguma coisa em comum. Elas formam em mim uma cadeia invisível em que convivem artistas, escritoras, heroínas de romance e mulheres da minha infância. Tenho a impressão de que a minha história está nelas.

Não obstante, este cenário de mudança e de opressão, lidamos ainda com os sentimentos da estudante e das ações dos envolvidos nesta narrativa sob a forma de um livro de memórias. Escreve-nos como se fosse um diário, em  que todas as palavras são sob estes meses de gravidez e portanto, da clandestinidade do aborto. A autora afirma publicamente ser autobiográfico.

Foi a única vez em minha vida adulta que tive vontade de fazer um desenho.

O período abrangido é entre fevereiro a outubro de 1999. O romance inicia com a espera do resultado num consultório médico de um teste de VIH. E, esse medo que antecipa o enredo acaba por colmatar em alguns casos o desespero das próximas páginas.

Pois, para além de todas as razões sociais e psicológicas que pude encontrar naquilo que vivi, existe uma da qual estou mais certa do que tudo: as coisas aconteceram comigo para que eu as conte. E o verdadeiro objetivo da minha vida talvez seja apenas este: que meu corpo, minhas sensações e meus pensamentos se tornem escrita.

O que mais admiro na escrita de Annie Ernaux, é o de nos contar tanto em poucas páginas, e de maioritariamente as palavras serem autobiográficas. 

Classificação: 4 ⭐⭐⭐⭐

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.