"Greece in the age of heroes. Patroclus, an awkward young prince, has been exiled to the court of King Peleus and his perfect son Achilles. Despite their differences, Achilles befriends the shamed prince, and as they grow into young men skilled in the arts of war and medicine, their bond blossoms into something deeper - despite the displeasure of Achilles's mother Thetis, a cruel sea goddess.
But when word comes that Helen of Sparta has been kidnapped, Achilles must go to war in distant Troy and fulfill his destiny. Torn between love and fear for his friend, Patroclus goes with him, little knowing that the years that follow will test everything they hold dear."
Género: Mitologia.
Ano de Publicação: 2012.
Editora: HarperCollins.
Páginas: 328.
Avaliação no Goodreads: 4.35 ⭐⭐⭐⭐
Crédito - The Song of Achilles de Madeline Miller | Livros |
Opinião:
"The Song of Achilles" de Madeline Miller é um dos livros mais acarinhados e recomendados por toda a internet. Fazia parte da minha TBR de Junho e, foi um dos livros que mais gostei de descobrir.
And as we swam, or played, or talked, a feeling would come.
Este livro é narrado pela perspetiva do companheiro de Achilles e o filho do Rei Menoitius. Quando acidentalmente, Patroclus, mata outro rapaz do reino, é exilado pelo próprio pai e encontra abrigo na corte do Rei Peleus.
I could smell the sea. It was everywhere, in my hair, in my clothes, in the sticky damp of my skin.
É assim que a história de amizade e de amor entre Achilles e Patroclus começa. Enquanto que o príncipe Achilles é educado para ser o maior guerreiro e defensor nobre da Grécia, Patroclus desde o acidente que abomina o ato de assassinar e por isso, escolhe aprender antes as curas da medicina e o que bem que pode fazer.
Their deaths will lift yourn name to the stars.
Estas duas diferenças entre eles vai estar marcada ao longo da cronologia mitológica em que nos debruçamos. Para salientar esse contraste o primeiro é sempre acompanhado por um orgulho exorbitante humedecida pela humildade do seu parceiro.
He is half of my soul, as the poets say.
A perspetiva de Patroclus sobre a memória de Achilles é bastante bonita de se ler, tendo em conta, que se trata de um dos maiores combatentes e herói da mitologia grega. Denota-se o amor e a admiração que este sempre lhe guardou independentemente de quantas vezes tem de sujar as mãos de sangue.
I was listening to the drumbeat of my own impatient heart.
Recomendo ainda a leitura do livro: O Silêncio das Mulheres de Pat Barker que nos é narrado por Briseida. Um livro que traz do pano de fundo o seu silêncio e nos conta como se tornou no troféu de Achilles.
Classificação: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐
Sem comentários:
Enviar um comentário