terça-feira, 26 de setembro de 2023

Tudo o que somos juntos - Deixa Acontecer Volume II - de Alice Kellen | Livros

Sinopse:

"Que acontecerá a Axel e Leah?
Passaram três anos desde a última vez que se viram. Agora, Leah está quase a concretizar o seu sonho: expor numa galeria. E, apesar do que aconteceu, Axel tem de fazer parte de um momento como este.

Quando os seus caminhos voltam a cruzar-se, Leah precisa de tomar decisões que podem mudar tudo, porque, apesar do que se passou, todas as memórias continuam ali, tão presentes: intactas, maravilhosas, únicas, espreitando em cada brecha, todos os dias. Porque ele continua a ser aquele que ela não esqueceu. Ele é o mar, as noites estreladas e os vinis dos Beatles.

Porque, às vezes, basta deixar acontecer para termos tudo."

Género: Romance.

Ano de Publicação: 2019.

Páginas: 381.

Editora: Editorial Presença.

Avaliação no Goodreads: 3.76 ⭐⭐⭐


Imagem da minha autoria - Tudo o que somos juntos - Deixa Acontecer Volume II - de Alice Kellen | Livros

Opinião:


No ano passado, li "Tudo o que nunca fomos" de Alice Kellen e, foi a leitura perfeita para me despedir do verão. Um ano depois, regressei à vida de Leah e de Axel sem saber como o perdão iria se centrar nesta história. Não foi o livro que me fez despedir do verão deste ano, foi antes o que iniciou as minhas férias.
Fiquei ali, a flutuar na saudade do meu mar, a contemplar o rasto de espuma e a luz salpicada que brilhava entre as ondas, e perguntei-me quando voltaria a respirar.

Neste segundo e último volume, Leah encontra-se a estudar e a pintar. Percebemos que a sua história com o Axel lhe destituiu um dos seus maiores sonhos. Depois de apanhar os caquinhos, eis que a encontramos a recuperar através do seu amor à arte e mais concretamente, à pintura.
Engoli em seco e perguntei-me porque é que nunca conseguia. Fazer aquilo. Deixar partes de mim numa tela,

Por outro lado, Axel, tem noção de que pode nunca mais ver Leah, apesar de isso lhe parecer um futuro demasiado negro e onde se tenta amarrar a um fio de esperança. Trabalha numa galeria de arte e o seu hobby favorito continua a ser o surf. 
... e morria um pouco por dentro entre tanto silêncio.

Quando inevitavelmente se encontram, deparamo-nos com desilusão vs esperança, com refúgio vs solidão. Compreendo que o que os une é um sentimento forte, mas não sei até que ponto um relacionamento pode voltar a ser construído.
Acho que é essa a magia da literatura, da música, da pintura, de qualquer modo de expressão artística: encontrarmo-nos a nós próprios naquilo que outra pessoa criou.

Recomendo esta leitura (principalmente no verão) onde podem sentir o cheiro do mar e a tintas. Despeço-me destas personagens com sabor a perdão e a segundas oportunidades.

Classificação: ⭐⭐⭐⭐ 

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.