quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

1984 de George Orwell | Livros

Sinopse:


"Among the seminal texts of the 20th century, Nineteen Eighty-Four is a rare work that grows more haunting as its futuristic purgatory becomes more real. Published in 1949, the book offers political satirist George Orwell's nightmarish vision of a totalitarian, bureaucratic world and one poor stiff's attempt to find individuality. The brilliance of the novel is Orwell's prescience of modern life—the ubiquity of television, the distortion of the language—and his ability to construct such a thorough version of hell. Required reading for students since it was published, it ranks among the most terrifying novels ever written."


Género: Distopia.


Ano de Publicação: 2013.


Páginas: 327.


Editora: Antígona.


Avaliação no Goodreads: 4.19 ⭐⭐⭐⭐


Crédito - 1984 de George Orwell | Livros

Opinião:

Antes do ano acabar queria muito ler esta distopia. Não só por o ter recebido no ano passado como prenda de natal como por ser uma das histórias que mais interesse tinha em conhecer. Posto isto, fez parte da minha TBR deste mês e, estou a ser muito produtiva através destes objetivos de leitura.

Lá fora, do outro lado da janela fechada, o mundo parecia frio.

1984 é um ano em que não iria querer viver. Winston Smith conta-nos como é crescer e fazer parte de uma comunidade em que a agressividade, a manipulação e a disciplina são leis. Todos prezam, lutam, trabalham e agradecem ao Grande Irmão que é uma personagem que aprendemos a temer e a odiar neste livro.

Disfarçar o que sentia, controlar a expressão do rosto, fazer o que toda a gente estava a fazer, era uma reação instintiva.

É uma distopia em que percebemos como de repente poderia ser a nossa realidade daqui a uns anos no pior cenário possível. Num país onde a liberdade não existe, o livre arbítrio e a força de vontade são altamente depreciadas e puníveis por pena de morte. 

Pensarcrime, assim lhe chamavam.

As crianças denunciam os próprios familiares se proferirem ou suspeitarem de alguma atividade destes perante o Grande Irmão, onde depois são levados a interrogatório e à tortura. Depois de quebrarem por completo o espírito ou qualquer resistência são mortos. É um livro onde não existe perdão.

Percebeu que a tragédia pertencia a um passado remoto, a um tempo em que ainda havia privacidade, amor e amizade.

Winston é a personagem que nos permite saber o que é viver sem liberdade. Por exemplo com as refeições e as respetivas quantidades controladas pelo sistema, por câmeras que acompanham todos os nossos movimentos e onde o exercício físico é obrigatório. George Orwell é o escritor por detrás desta grande distopia e que no fim, nos impele a lutar pela liberdade coletiva.


Classificação: 4 ⭐⭐⭐⭐

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.