"Esta é a história de um assassinato numa pequena localidade colombiana, próxima da costa caribenha, cuja única ligação com o exterior é um rio. Toda a localidade celebra o casamento de Bayardo San Román, rico e recém-chegado, com Angela Vicario. Mas Bayardo descobre que a sua esposa não é virgem devolve-a à casa dos pais. Angela acusa Santiago Nasar, um rico jovem de origem árabe. Obrigados pela defesa da honra familiar, os irmãos de Angela anunciam aos quatro ventos a sua determinação de acabar com a vida de Santiago. Todos os habitantes da localidade conhecem as intenções dos dois irmãos menos o interessado, e ninguem faz ou pode fazer nada para evitar o desenlace trágico... Passados mais de 20 anos, um cronista reconstrói passo a passo os acontecimentos."
Género: Realismo mágico.
Ano de Publicação: 1981.
Páginas: 178.
Editora: Sic Idea y Creación Editorial.
Avaliação no Goodreads: 3.97 ⭐⭐⭐
Crédito - Crónica de Uma Morte Anunciada de Gabriel García Marques | Livros |
Tenho amigas que gostam muito da escrita e do universo de Gabriel García Marques e, antes do ano acabar queria emergir na sua escrita e perceber se seria um autor que eventualmente gostasse ou não.
Santiago Nasar sonhou em voz alta.
Optei por ler "Crónica de Uma Morte Anunciada", um dos seus livros mais famosos e com um título que realmente desperta a curiosidade de qualquer leitor.
Deve-se estar sempre do lado do morto.
Sabemos desde o início do livro que Santiago Nasar vai morrer, mas mesmo assim queremos conhecer os motivos que leva alguém a assassinar e a história de alguém que termina quando chegamos ao fim. Sabemos que ele é um jovem rico de ascendência árabe, mas é tudo de que somos informados e é preciso mergulhar na crónica para descobrir o resto.
Falava com o coração nas mãos.
Estamos a par do casamento de Angela Vicario com um recém-chegado Bayardo San Román também rico. Toda a aldeia encontra-se em preparação para o casamento já que todos estão convidados. Convidam também o bispo, mas as palavras deste não chegam a ir muito longe depois da benção.
Vocês, gente nova, não compreendem as razões do coração.
O que nos impressiona é que toda a gente da aldeia, com a exceção do próprio, sabe que os irmãos de Angela querem assassinar o Santiago, mas de nada o fazem para impedir. É o verdadeiro sinónimo de sangue frio.
soprava vento do mar e as estrelas ainda se podiam contar com o dedo.
Gostei de conhecer esta história por muito que a injustiça predominasse.
Classificação: 3 ⭐⭐⭐
Não conhecia. Obrigada pela partilha 🤍
ResponderEliminar