segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

O poder e o efeito das pessoas criativas

Fotografia da minha autoria

Hoje em dia, é cada vez mais difícil ser dono de uma excelente ideia sem que ninguém se tivesse lembrado primeiro do que tu. Há gradualmente, mais competitividade, desejo de criar algo novo e completamente distinto do que já existe.
Nos dias que correm, cada um deseja possuir um novo conceito para ver as coisas, uma nova forma de as fazer e uma nova perspetiva de as ver, sem que a partir disso retrocedemos dois passos.

"Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Humanidade".

Aspiramos ambição, inovação, poder ser melhor que o outro, ter capacidades. Mas, esforçamo-nos para isso? Trabalhamos para atingir esse objetivo ou quando algo bom acontece ficamos de lado a invejar a dedicação que o outro alguém teve?

"As mais difíceis batalhas são as que são competidas por nós e para nós".

Deste modo, os criativos são indivíduos com muitas capacidades e que estipulam certos efeitos sobre os que os rodeiam. E isto é uma coisa boa. Porque nós, não somos estáticos, somos frenéticos. A criatividade pode ser assim, como uma espécie de doença contagiosa (tenham calma é só no sentido positivo e figurado), dado que podemos contagiar tudo e todos através da partilha de esboços do que temos em mente, ou de como gostaríamos que as coisas fossem. Se formos empenhados e com sede de impor, conseguiremos cada um igualmente criar. É como ter um sonho, se o queres precisas de o transpor e de o produzir na vida real.

"A criação de algo novo não cresce sozinha, precisa de ser pensada e lembrada".

Gosto de pensar, que tudo que é criado é para melhorar aspetos e situações menos boas no mundo que vivemos. Sei, porém, que não é bem assim, até porque há invenções que só saberemos que resultam e que têm consequências positivas se primeiro as testarmos. Mas, no geral as pessoas criativas são um bom efeito sobre cada um de nós. Um sujeito pode ter uma ideia ainda não muito bem confecionada, mas com o ingrediente certo vira um best-seller. Se ele a escolher partilhar, outro pode acrescentar o que falta e ajudar, porventura, no processo. 

"A criatividade surge no meio de uma conversa, no meio de uma troca de palavras. Podes mencionar qualquer coisa que à primeira perceção soa um completo disparate, mas, que mais tarde pode vir a ser uma genialidade".

Mas, qual é o poder que as pessoas criativas possuem? O poder de:

- Transfigurar e alertar para a realidade em que vivemos; 
- Mostram-nos outros pontos de vista; 
- Mudam a nossa perceção;
- Contribuem para a nossa aprendizagem;
- Revelam-nos outras realidades;
- Apontam-nos soluções;
- Inspiram-nos.

Consideram-se pessoas criativas ou não? Conhecem muitas pessoas com esta capacidade?

4 comentários:

  1. Tenho vindo a trabalhar cada vez mais na minha criatividade, faz-me sentir muito bem!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana :)
    Sim, acredito que eu pessoalmente, cada vez mais tenho vindo a trabalhar na minha capacidade tão "escondida" de criatividade! Contudo não está bem explorada ainda, contudo é um ponto a melhorar e a insistir, claro!
    Um beijinho :*

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto mais exploramos este nosso lado criativo, mais capacidades iremos possuir assim como descobriremos mais coisas sobre cada um de nós.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.