terça-feira, 5 de março de 2019

Como fazer marcadores de páginas?

Sou uma colecionadora assumida de marcadores de páginas, e isto é tão sério que eu e a minha irmã estamos sempre atentas a possíveis aquisições. E este facto levou-me ao seguinte pensamento: Porque não experimentar fazer eu própria alguns? E, esta mera questão deu asas para o tema do post de hoje.

Como fazer marcadores de páginas?

Fotografia da minha autoria

Antes de avançarmos para o artigo em si, quero deixar bem presente que eu e os trabalhos manuais não são conjugáveis na mesma frase mas, que adoro fazer enquanto passatempo. Além disso, não gosto de deixar a minha lista de objetivos em branco por isso desafiei-me e eis mais em baixo o resultado.

Material necessário: 

- Cartolinas A4
- Fio Eva (ou outro ao vosso gosto)
- Caneta Preta de Ponta fina
- Régua
- Furador (o furador que usei era no formato de corações e é bestial!)
- Fita adesiva (ajuda no design)
- Papel transparente para encadernação (o objetivo é que depois não se rasgue ou se suje)
- Tesoura
- Cola
- Lápis

Fotografia da minha autoria

Eu queria fazer passo a passo em fotografias mas, queria que desse lado vissem o material necessário e fossem vocês próprios a cometer os erros iniciantes normais e a ultrapassá-los sem que seguissem o manual de instruções. Desse modo, não fotografei o passo a passo do que fiz. Quero que dêem asas à imaginação, procurem o que gostavam de ver no vosso marcador de páginas e sejam vocês a fazê-lo à vossa maneira e criatividade.

Porém, deixo-vos os passos escritos que eu fiz e as seguintes dicas:

1- Peguem numa folha braca e coloquem ao vosso lado para a poderem utilizar como rascunho.

2- Para começarem, como molde utilizem um marcador de páginas antigo que tenham por casa. Assim conseguem tirar as medidas de forma correta e sem emendas. A régua neste passo vai ajudar-vos imenso e poupar-vos cartolina!

3- Depois de cortarem o vosso molde, pensem bem no que querem desenhar/escrever e de que forma o pretendem decorar. Podem usar como base a folha branca anteriormente mencionada para terem uma visão de como a vossa ideia fica no papel.

3.1- Caso não tenham muitas ideias, uma boa ferramenta que podem experimentar para procurar sugestões é o Pinterest.

4- Na prática, as coisas podem correr um pouco enviosadas mas, não entrem em pânico e continuem a tentar. Os primeiros dois marcadores de páginas que tentei fazer foram imediatamente para o lixo, só nos seguintes é que consegui compreender que imagem queria transparecer neles.

5- O último passo depois de toda a decoração é a encadernação. Eu decidi encadernar na medida que serve como proteção para potenciais acidentes. Como por exemplo, rasgar ou sujar.

Agora deixo-vos com algumas fotografias dos meus bookmarks!

Fotografia da minha autoria

Fotografia da minha autoria

Fotografia da minha autoria
Fotografia da minha autoria
Fotografia da minha autoria
Espero que este post vos inspire e seja desafiador o bastante para vocês tentarem criar os vossos marcadores de páginas e serem criativos. Mas, mais do que um desafio quero também que seja um lembrete: conseguimos fazer tudo a que nos propómos porque o nosso cérebro vai aprendendo com os erros e vai dessa forma se não à segunda, à terceira vez ultrapassar o que aparenta ser difícil.

4 comentários:

  1. Ficaram bem giros! Deste-me uma ótima ideia :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Ficaram muito giros!
    Também já cheguei a fazer alguns, mas era com recortes de revistas e banda desenhada e depois forrava com papel autocolante transparente, para não ficarem muito frágeis. 😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ideia! Exato, o papel autocolante dá imenso jeito. :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.