sexta-feira, 7 de junho de 2019

Game of Thrones (2011-2019) | Série

Sinopse:

"Situada nos continentes fictícios de Westeros e Essos, a série centra-se no Trono de Ferro dos Sete Reinos e segue um enredo de alianças e conflitos entre as famílias nobres dinásticas, seja competindo para reinvindicar o trono ou para lutar pela sua independência."

Diretores: Alan Taylor, Alex Graves e Jeremy Podeswa.

Game of Thrones


Opinião:

"Shall we begin?" - Daenerys Targaryen

Game of thrones é uma série espetacular, cheia de enredo, de história, de luta, de sangue e de essencialmente sacríficios e poder. Ultimamente tem gerado muita controvérsia, na qual os fãs com as suas expectativas bem lá em cima (eu incluída), deixou nesta última temporada bem a desejar.

Desta forma, senti a necessidade de explicar para quem não viu o porquê de maioritariamente as pessoas sentirem-se desiludidas com esta virada e o porquê de terem de dar uma oportunidade a vocês mesmos de ver com os vossos olhos e formarem a vossa opinião.

Got (sigla para Game of Thrones), conta com 8 temporadas, cerca de 10 episódios cada uma, com a excessão da temporada 7 que tem exatamente 7 episódios e a temporada 8 que soma apenas 6. Cada episódio tem 1h de duração não oscilando muito no total.

A série, logo no incício, narra-nos muito a história sobre os 7 reinos e sobre quem de momento se encontra no poder, isto é, quem é o rei. É necessário, desde o ínicio haver mesmo esta contextualização toda dado que, toda a narrativa é bem pormenorizada, com muita informação e com muitos lances de traições no meio.
Assim, precisamos de ver num plano geral o total de casas (famílias) que existe, as que têm mais poder de influência, quais são esses 7 reinos na realidade e onde cada um se situa.
Os lemas das casas dizem-nos também muito consoante as famílias.

"Winter is coming." - House Stark.

"A Lannister always pays his debts." - House Lannister.

"We do not Sow." - House Greyjoy.

"Ours is the Fury." - House Baratheon.

"Unbowed, Unbent, Unbroken." - House Martell.

"Family, Duty, Honor." - House Tully.

"Growing strong." - House Tyrell.

É normal que, quem veja os primeiros episódios dê uma grande vontade de trocar por algo bem mais simples e sem todos aqueles problemas caraterísticos de uma série deste género. No entanto, digo-vos que se tentarem continuar a ver vão encontrar um caminho sem volta. Vão querer ver dia após dia, apenas ver a série e acabar logo com todo o mistério, com todo o sangue que é derramado de forma uns inocente e outros de forma mais justa.

Se procederem em frente, vão portanto apreciar como cada episódio desenrola uma sucessão de eventos pelos quais não estavam nada á espera e de como isso vos vai cativar e muito! Aquelas vossas baixas expectativas e pelo meio orações na tentativa de manterem as personagens iniciais vivas vão todas por água abaixo.

Não podemos classificar uma série sem ter conta todo o plano geral, cada episódio do início ao fim. O problema de Got que gerou inclusive uma petição para que os realizadores e o resto de toda a equipe fizessem um spin-off da última temporada, para que reescrevêssem o final. Porque o problema, para quem viu e é fã da série incide-se na última temporada, em especial alguns episódios em particular como é o caso do último.

Antes de mais, eu acompanhei esta série aproximadamente durante 1 ano. 1 ano em que não esperei muito tempo pela temporada 8 como muitas outras pessoas, na qual aguentaram tanto tempo para puderem finalmente ver os seus anseios, medos e expectativas de alguma forma respondidas. Mesmo assim, fiquei uns bons meses á espera da temporada final e apesar das opiniões gerais serem negativas eu não me arrependo de ter carregado no play.

Há personagens que foram bem desenvolvidas, como por exemplo a Sansa Stark e que fez todo o sentido a posição que teve no final. Porque inicialmente, a personagem foi bem pensada e esquematizada para que tivesse lógica. Agora, há coisas totalmente sem raciocínio ou digámos que uma personagem como o Bran no qual não fez sentido nenhum (na minha perspetiva) o rumo que tomou. O final ficou muito aquém do esperado e em parte pelo grande desenvolvimento de personagens como Jon Snow e no fim o seu papel de herói ter sido reduzido a zero, ou digamos a algumas linhas.

E é aí que a grande temporada falhou, precisamente no desenvolvimento das personagens e em erros de filmagem como o aparecimento de um copo de starbucks ou garrafas de água bem como a ausência de respostas. Temos expectativas bem altas, em grande parte porque a própria série nos foi preparando para tal á medida que íamos progredindo de episódio para episódio.

No entanto, eu não me arrependo de a ter visto e veria tudo de novo. É como já disse, uma série mesmo fantástica e com uma história e mistério brilhantes, de nos deixarem com o coração nas mãos. Se não viram, dêem uma oportunidade porque só assim podem confirmar o porquê de Got ser uma série tanto falada e comentada. Se já viram, e estão como eu desiludidos com o final lembremo-nos antes de todo percurso que cada protagonista teve, dos que foram e que continuaram. É o que nos resta e podemos ainda tentar arrumar o último episódio dentro de uma gaveta e dar o fim que cada um de nós pensa que seria o mais correto.


"When you play the game of thrones, you win or you die." - Cersei Lannister.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.