segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Lema do Intercâmbio para a Vida

Uma das últimas tarefas que nos foi proposto realizar para terminarmos em grande toda a semana de trabalhos foi a realização de um lema para o Intercâmbio.

O objetivo principal era que cada um pensasse numa frase ou palavra que se adequasse a tudo o que se viveu ao longo daquela semana.

Desde os projetos trabalhados em equipa, aos energizers que nos fazia sair da nossa zona de conforto, ao irmos também de encontro com o resto das pessoas de vários países e de como cada tentativa é lembrada como mais um passo que se deu em prol de nos unirmos todos.

Portanto como chegamos todos a um simples lema?

Primeiro formamos grupos de 2 pessoas na qual juntas tentaríamos criar uma frase para resumir então estes nossos dias. A seguir, em grupos de 4 pessoas iríamos chegar a um consenso semi-final da frase a ser eleita. E, assim seguidamente até todos os participantes em conjunto votarem na frase que mais gostavam e respetivamente se identificavam.

Fotografia da minha autoria - Youth Exchange 2019 in Turkish
Entre várias sugestões de várias pessoas a darem o seu contributo a eleita foi então a seguinte:

"Move Global, Unite the World."

Mas o que significa?

Que se cada um sair das suas casas, abdicar do mundo como já o conhece e ir dar o seu contributo para com as outras pessoas então poderemos voltar a unir o mundo. Podemos construir rocha sobre rocha, um mundo mais equitativo, com menos discriminação e onde as palavras mudança; determinação e uniao são as palavras chave que entram no nosso coração e nos impele a dar o nosso melhor.

A sermos ajuda quando as situações assim o pedem e a sermos determinados quando cada momento se torna mais difícil de continuar.

Portanto, não acho que este lema se adeque apenas aos dias que passei lá mas, também para um ponto de vista mais abrangente isto é, diz respeito para todas as pessoas.

Funciona igualmente como um género de lembrete para a vida. Se cada um der o seu melhor, tentar ver e compreender as diferenças e os problemas a nível global poderemos unir o mundo.

Quem mais está comigo?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.