sexta-feira, 2 de agosto de 2019

"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen | Livros

Sinopse:

"A chegada de vários jovens marca uma profunda transformação na vida de uma família de classe média rural, os Bennets, e em particular na das suas filhas.
Um desses jovens é Darcy, membro da alta sociedade que se distingue pelo orgulho. Desenvolve-se uma série de desafios, de equívocos, de julgamentos apressados, que conduzem á mágoa e ao escândalo, mas também ao auto-conhecimento e ao amor."

Fotografia da minha autoria - Jane Austen, Pride and Prejudice
Opinião:

Jane Austen era uma escritora pela qual tinha imensa curiosidade em conhecer. Assim, quando me ofereceram este exemplar mergulhei de cabeça na sua história, na sua escrita. Orgulho e Preconceito foi a ponte para esse feito e para todo um conhecimento mais profundo acerca da sociedade, do amor e dos deveres respetivos a cada membro.

"It is a truth universally acknowledged, that a single man in possession of a good fortune, must be in want of a wife."

É magnífico espreitar as páginas e reparar que este exemplar continha pequenos desenhos (pelo menos um por capítulo) a incidir sobre um momento específico da história em si e a idealizar-nos bem como a conduzir-nos para dentro da obra.



Não foi uma leitura leve. É preciso prestar atenção e em primeiro plano lembrar-nos que a história centra-se sobretudo no comportamento da sociedade, na criação e consequentemente no estabelecimento de relações bem como as atitudes, pensamentos caraterísticos do século XIX. 

Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy são duas personagens principais dos quais a minha sede por saber mais relativamente às suas vidas pessoais não saciava. Cada atitude, cada comportamento, cada forma de pensar é originado através da educação distinta que cada um recebeu, da classe a que pertencem e dos contactos que cada um gerou. 

Apaixonei-me pela Elizabeth e pelo Darcy, se bem que o meu fascínio inclinou-se um pouco mais por este. Uma vez que conhecemos melhor a história deste protagonista masculino, percebemos que a arrogância ou o orgulho são caraterísticas assentes no seu círculo chegado. Que a aparência pode esconder o bom coração mas, que o que sente verdadeiramente jamais é controlado. 

A curiosidade e a observação constante de Elizabeth advém pela necessidade de tentar compreender as pessoas no geral. No entanto, nem sempre as primeiras impressões resultam em conclusões 100% corretas. 

"Occupied in observing Mr Bingley's attentions to her sister, Elizabeth was far from suspecting that she was herself becoming an object of some interest in the eyes of his friend."


Gostei bastante da história do livro e do modo como a escrita detalhada da autora me teletransportou para um outro tempo e para outras vidas. É fácil entrar nesta obra, o difícil é sair dela sem sentir algo. Esta edição é em formato de bolso, de capa dura e agora é um dos livros mais bonitos da minha estante.

Pontuação: 5 estrelas.

4 comentários:

  1. Adorei o livro e o filme tambéme stá algo de incrível :)

    Beijinhos,
    piquimads
    piquimads.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi o filme antes de ler o livro mas, já foi há algum tempo atrás. Por isso, acho que é uma boa altura para o rever.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Não é o meu tipo de livro, não tenho muita inclinação para os clássicos, mas como é tão falado qualquer dia hei de experimentar ler ^^

    https://allmybooksandmovies.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a tentar ler ou pelo menos incutir alguns livros de caráter mais clássico para cada ano novo de leituras. Claro, que nem tudo sai como planeado e ainda bem! Este fazia parte de um objetivo e ainda bem que li! Adorei a escrita da autora, a história que conta e a força de cada personagem! 😊

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.