terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Cidade do Fogo Celestial de Cassandra Clare | Livros

Sinopse:

"Sebastian Morgenstern está ao ataque e volta caçador de sombras contra caçador de sombras. Tudo isto através da ajuda da Taça Infernal na qual o auxilia a transformar os shadowhunters em criaturas saídas de um pesadelo. Separa ainda famílias enquanto empodera as fileiras dos seus Ensombrados.
Os caçadores de sombras refugiam-se em Idris..., mas, nem os poderes demoníacos de Alicante conseguem manter Sebastian à distância. E, com os shadowhunters encurralados em Idris, quem irá proteger o mundo da atividade demoníaca?
Quando é desmascarada uma das maiores traições de toda a história dos Caçadores de sombras, Clary, Jace, Simon, Izzy e o Alec são obrigados a fugir - ainda que a sua viagem os conduza até ao coração dos reinos demoníacos, onde nunca nenhum caçador de sombras fora e regressou.
Haverá amor sacrificado e vidas perdidas na terrível batalha pelo futuro do mundo neste empolgante final da clássica série de fantasia."

Fotografia da minha autoria - Cidade do Fogo Celestial
Opinião:

No último livro da saga - Caçadores de Sombras ou mais conhecido por Shadowhunters - vamos sentir todas as emoções que alguma vez experienciamos. À medida que vamos lendo página por página, vamos igualmente temer pela vida de cada uma das personagens principais e suplicar para que de alguma forma tudo acabe bem.

"Weapons, when they break and are mended, can be stronger at the mended places," said Jace. "Perhaps hearts are the same."

Foi uma leitura mais devagar até porque em parte precisamos de largar o livro e começar a rezar um terço, ou pelo menos é quase isso. É relevante haver pequenas paragens na leitura dado que a sucessão de eventos é carregada digamos de suspense e eu não lido nada bem com isso.

"even I, as a shadowhunter, have seen enough movies to know that anyone who yells 'who's there?' is going to be instantly killed."

No entanto, desta vez a união faz a força e embarcam todos juntos para uma realidade quase que paralela no habitat de onde nascem e morrem os demónios, ou seja, quase como o seu reino ou a sua casa. Juntos enfrentam as maiores adversidades e estão dispostos a tudo para poderem voltar a Idris. E é espantoso ver lá no final das páginas quem se sacrifica em prol do bem-estar e segurança de todo o grupo de amigos.

"There was something about having someone care about you like that that made you feel like you could never be totally alone."

Agora sim, posso afirmar que o Simon Lewis é a minha personagem favorita de toda a saga. E que bem perto a pequena Izzy também tem um lugar especial em parte, porque me identifico um pouco com o seu feitiozinho e o seu coração de manteiga.

"I think we have estabilished in so many ways that I am hot enough for the both of us."

Numa perspetiva geral, gostei de ler cada um dos livros, mas, o que mais me alegra é saber a conclusão desta magnífica aventura por realidades misteriosas. Confesso que tinha algum receio perante o fim da narrativa, mas, só pelo fato de querer que todas as personagens fiquem bem e claro que se fizesse jus ao mérito e coragem de cada um deles. Recomendo a leituras, mas, alerto para a necessidade de haver blocos do dia completamente em branco dado que se trata de uma leitura fluída e extensa.

"I always told myself that would never happen to me. That I'd try to be like Peter Pan, never grow up, always retain a sense of wonder."

Pontuação: 4,5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.