sábado, 14 de dezembro de 2019

O Santo, o Surfista e a Executiva de Robin Sharma | Livros

Sinopse:

"Jack Valentine, o protagonista desta história, vê-se confrontado com a necessidade de dar resposta às perguntas fundamentais da vida. Para o poder fazer, tem de partir numa viagem à descoberta do mundo e de si próprio, reconciliando-se com os seus dons interiores para encontrar a harmonia na sua vida exterior. Com um estilo simples, mas profundo, Robin Sharma descreve, ao longo destas páginas, um processo de autoconhecimento que poderá revolucionar as nossas vidas e enchê-las de amor."

Autor: Robin Sharma.

Editora: Bestseller.

Fotografia da minha autoria - O Santo, o surfista e a executiva de Robin Sharma
Opinião:

O presente livro encontra-se estruturado em 4 partes: a primeira parte faz uma pequena introdução à vida do protagonista principal desta história - Jack Valentine; a segunda parte é dialogada entre o Jack e o Santo ou como mais gosto, o Padre Micke; a terceira parte é com o surfista muito bem disposto, o Moe e a última parte é com a executiva de um negócio muito bem sucedido em Nova Iorque, a Tess.

"Faz dos teus livros teus companheiros. Deixa que as tuas estantes e prateleiras sejam os teus recreios e jardins."

Se pudessem ver a quantidade de post-its que marquei ao longo de toda a história (aproximadamente 50 e agora preciso de reabastecer o stock) saberiam que a minha opinião só poderia ser positiva. No entanto, é a primeira vez que embarco para um livro de caráter de autoajuda e ao mesmo tempo de desenvolvimento pessoal. São na totalidade cerca de 262 páginas que nos abrem os olhos para o sentido da vida que tantas pessoas procuram e por fim, não a encontram. Com capítulos bem curtinhos que nos fazem ingressar na história com maior facilidade.

"Era sensível, viva e forte como ferro acabado de forjar. Acreditava em mim como mais ninguém e encorajava-me a estabelecer objetivos grandes e a sonhar sonhos ainda maiores."

É o primeiro livro também pelo qual conheço o autor - Robin Sharma - e essencialmente a sua escrita. Não houve surpresas, é na verdade um diálogo bem simples, direto e exemplificativo do que nós podemos fazer através das nossas vidas. Um projeto maior que nós para um bem muito maior - o planeta e a humanidade.

"Portanto, aprendi que mais vale arriscar e fracassar do que nunca correr riscos."

Gostei bastante de partir nesta aventura cheia de bons conselhos com o Jack mas, o que me fez prender à leitura foi a descoberta que fiz com cada um dos "gurus" da vida (o santo: o padre Micke, o surfista: o Moe e a executiva: a Tess) desde os motivos por detrás das catástrofes mais dolorosas nas nossas vidas, ao amor próprio e à desfragmentação da citação: "quem mais dá, ganha".

"Quanto mais arrumares o teu mundo interior, mais belo se tornará o teu mundo exterior."

E as palavras contidas neste pequeno exemplar que se lê bastante rápido são cheias de luz e funciona na verdade como uma espécie de bíblia, porque, para além da desconstrução de palavras que nós todos ouvimos ao longo do nosso cotidiano e da sua explicação e exemplificação, o autor desperta-nos ainda com pequenos exercícios diários. Exercícios de reflexão sobretudo, mas, que podem mudar a forma como vemos grande parte das coisas ou pelo menos modificar as nossas reações num bom sentido.

"Também podes fazer meditações para abrir o coração, tais como imaginares o teu coração como uma flor e, depois, vê-la abrir e oferecer o seu amor ao Universo."

Foi um dos livros que mais gostei de ler este ano e que essencialmente reabasteceu a minha energia. Pretendo ainda reler este livro no próximo ano e tirar alguns dos múltiplos exercícios no livro e os aplicar diariamente ou semanalmente pelo menos de forma a encontrar uma vez mais paz (nos dias caóticos) e compreensão (para os dias seguintes).

"O amor-próprio é o combustível que alimenta a mudança pessoal e que te ajuda a crescer e a ser uma pessoa mais solidária."
Pontuação: 5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.