quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Série: Os últimos Czares | Netflix

Sinopse (referente ao 1º episódio):

"O Czar Nicholas II sobe ao trono russo, em 1894, e rejeita as ideias modernas, mantendo os princípios da autocracia. O dia da sua coroação é marcado pela tragédia."

Género:

Séries Políticas, documentos biográficos e históricos.

Ano de produção: 

2019.

Photo by Daria Shevtsova from Pexels - Palace/Palácio
Enquadramento:

Nesta série podemos conhecer de forma mais profunda e ao mesmo tempo com caráter de entretenimento, como acabou a dinastia da família Romanov que governou a Rússia por quase 300 anos.

Em apenas 1 temporada com 6 episódios de cerca de 45 minutos de duração respetivamente cada um, não só mergulhamos neste período importante da história: deste tipo de monarquia medieval vivido, como também nos aproximamos mais de perto do modo de viver de um Czar e da sua família.

O império era um dos mais ricos em todo o mundo, englobava 146 nacionalidades e, portanto, a família Romanov era conhecida por ser uma família detentora de grande prestígio, riqueza e poder.

The past is a dangerous place. So many ghosts. / O passado é um lugar perigoso. Demasiados fantasmas.

É nos desvendado o narrador logo que a série inicia como sendo o Mr. Guiliard. Este aceitou trabalhar para a família real em 1905 como o tutor ou professor dos filhos do Czar Nicholas II e da Czarina Alexandra de Hesse.

O Czar Nicholas II, sobe ao trono em 1894 com 26 anos pela morte do seu pai (de forma repentina ou súbita) aos 49 anos. No entanto, este receia não estar ainda preparado e à altura de se tornar um Czar porque sente que ainda tinha muito que aprender. É não só indeciso como vive durante muito tempo na sombra do seu tio Sergei, o grande duque dado que este manipula-o constantemente em momentos de decisões. É ainda importante realçar que o rei se sente o "escolhido"(título do 1º episódio) por Deus e que o seu nascimento traçou o seu destino.

No entanto acaba por tomar o lugar do seu pai e embora, no dia seguinte pela manhã seja dia de luto casa-se com quem tornaria a ser Czarina, Alexandra de Hesse. Filha da rainha Vitória do Reino Alemão. É extremamente religiosa e embora, os seus pais já tenham falecido tem uma irmã que é casada com o tio do Nick (o Czar Nicholas II).

Now, you're one of us.Carry the weight (of the crown) proudly. / Agora és uma de nós. Carrega o peso (da coroa) de forma orgulhosa.

Free Stock Photos - The crown/A coroa
Através da sua união têm 4 filhas: a Olga, a Tatiana, a Maria e a Anastasia e apenas 1 filho: o Alexis que é o herdeiro do trono. Quando finalmente têm um filho "homem" ficam aliviados porque garantem a sucessão do trono, todavia, descobrem que este pode não ser o Czar há tanto tempo esperado e desejado.


Opinião:

O fato de ser uma série curta e por se tratar no formato de série facilita o processo de retenção de informação histórica e ao mesmo tempo biográfica sobre o governo dos Romanov na Rússia durante o período crítico de 1894 a 1925.

Posso partilhar convosco que fiz algumas anotações à medida que a ação se desenrolava e que tenho essencialmente 5 páginas de apontamentos sobre a quebra do regime, da família imperial e de personagens secundárias que se tornam importantes para o desfecho da história (por exemplo, Rasputine, Lenine, Stolypin). E, que este pequeno estudo contribuiu para alargar o meu leque histórico, mas, que por outro lado também gostei de conhecer esta família que sempre teve esperança até ao fim.

A governação de Nick desde o início que era marcada como sendo fraca, tomava decisões cruciais erradas (maioritariamente influenciadas) mas, que também comprovou o que este sentiu quando o momento de se tornar num Czar chegou: medo. E por isso, o regime demonstra medo e falhas atrás de falhas. No entanto, o final que teve deixou-me de boquiaberta e de coração partido (quem está a par deste momento preciso da história sabe do que falo), porque tal como a família sempre tive esperança enquanto espectadora.

Uma curiosidade desta série é que é também comentada por historiadores em momentos importantíssimos e que episódio a episódio nos ajuda a compreender todo o background do que se passa. Aconselho a darem uma oportunidade a esta série sobretudo se gostam de história e queiram saber mais, tal como eu, acerca deste período de troca de poderes na Rússia.

2 comentários:

  1. Não tenho netflix, mas estou ansiosa para começar a ver muitas séries de lá, e quem sabe esta :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena! É uma boa forma de começar a utilizar netflix até porque depois é uma ida sem volta :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.