quinta-feira, 26 de março de 2020

Midnight in Chernobyl de Adam Higginbotham | Livros

Sinopse:

"Early in the morning of April 26, 1986, Reactor Number Four of the Chernobyl Atomic Energy Station exploded, triggering history's worst nuclear disaster. Much has been written about the incident, but the real story, clouded from the beginning by secrecy, propaganda and misinformation, has long remained in dispute.

Drawing on hundreds of hours of interviews conducted over the course of more than ten years, as well as letters, unpublished memoirs, and documents from recently declassified archives, Adam Higginbotham has written a harrowing and compelling narrative which brings the disaster to life through the eyes of the men and women who witnessed its firsthand. The result is a masterful non-fiction thriller, and the definitive account of an event that changed history: a story that is more complex, more human, and more terrifying than the Soviet myth."

Autor: Adam Higginbotham

Editora: Penguin Random House

Fotografia da minha autoria - Midnight in Chernobyl de Adam Higginbotham, livros
Opinião:

Eu queria ler um livro acerca do acontecimento de chernobyl mas, a minha dúvida permanecia sobre a escolha da edição e de que autor. Encontrei este livro do autor - Adam Higginbotham - numa livraria em Opole. E sem mais demoras ou incertezas comprei-o.

Senior Lieutenant Alexander Logachev loved radiations the way other men loved their wives.

Fotografia da minha autoria - Midnight in Chernobyl de Adam Higginbotham, livros
Veio a ser um livro bastante completo: contém mapas (cidade de pripyat, da união soviética ainda em 1986), o esquema gráfico da base nuclear de chernobyl, uma secção informativa sobre as pessoas que de alguma forma se encontram associadas à estação nuclear de energia de chernobyl bem como da cidade de pripyat - o que fizeram e de que maneira contribuíram ou não - e ainda, bem no final de um livro uma secção reservada ao estado atual de onde determinadas pessoas se encontram ou o que lhes aconteceu. Como por exemplo, Nikolai Tarakanov ou Maria Protsenko.
Lads, it's the guts of the reactor, he said. If we survive until the morning, we'll live forever.
Fotografia da minha autoria - Midnight in Chernobyl de Adam Higginbotham, livros
No final de contas, estou bastante satisfeita com o meu exemplar e da forma como o autor explorou cada parte importante relacionada com o desastre de chernobyl. Para começar dá-nos um contexto geral da situação anterior à explosão e termina da forma mais conclusiva possível ao nos segredar o que aconteceu à maioria dessas pessoas envolvidas.

Almost everything in the universe is made of atoms, fragments of stardust that compose all matter. A million times smaller than the width of a human hair, atoms are composed almost entirely of empty space.

Fotografia da minha autoria - Midnight in Chernobyl de Adam Higginbotham, livros
Classificação: 3,5 estrelas.

Atenção, este não é o meu tipo de leitura de eleição mas, tinha um bichinho ansioso por saber mais sobre este desastre e por isso, decidi fazer a leitura. É apenas, por isso, que não dou mais na classificação. Saliento ainda, que fiz esta leitura em inglês o que pode ser mais difícil para alguns, no entanto, o escritor disponibilizou ainda um glossário sobre alguns termos que nos podem escapar e que podemos consultar.

Aconselho esta leitura e nesta edição apesar de não ter lido numa outra diferente. Mas, tive uma boa experiência de leitura bem como de contacto com a escrita do autor. Alguém desse lado inclinado para ler?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.