"O Tempo entre Costuras é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso. Sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício converteram-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria, mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.
Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanhã, dos enclaves de Tânger e Tétuan e de uma Lisboa cosmoploita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo."
Ano de Publicação: 2019.
Editora: Porto Editora.
Género: Literatura, Romance (com uma pitada de história).
Fotografia da minha autoria - O tempo entre costuras de Maria Dueñas, livro |
Opinião:
Antes de mais, queria dizer que eu comprei este livro influenciada pela série que tinha acompanhado na Netflix. Normalmente, prefiro ler o livro e só depois ver o filme ou neste caso, a série. No entanto, só descobri a meio da série que este fora inspirado no romance da autora Maria Dueñas pelo que, continuei a ver. Esperei cerca de 1 ano para comprar e ler o livro. Decidi dar um pouco de tempo à leitura com o intuito de que esta, me refrescasse a memória.
Se eu outrora, gostei de acompanhar a série, então adorei acompanhar a vida de Sira Quiroga neste formato de livro físico. Existem pequenas diferenças entre o livro e a série, mas, são tão substanciais que, quase não dava por ela.
Por já ter visto a série não tive qualquer surpresa à medida que ia avançando na leitura mas, tive o prazer de forma igual de reviver esta aventura que a personagem principal, Sira Quiroga, nos proporciona com o pano de fundo da Guerra Civil a ocorrer em Espanha.
Gostei principalmente, dos detalhes. A autora, página a página, descreve-nos os cenários intemporários do antes e pós da guerra civil em Espanha bem como, as sensações e vislumbres do que era viver em Tânger e em Tétuan (a cultura e os seus costumes). Como por exemplo, do aroma do chã de hortelã pelas ruas e becos da cidade.
Não quero partilhar muito mais para além disto, porque gostava que quem ainda não pegou neste livro e tenha interesse, fosse encantado pela sua leitura com a escrita e precisão da autora. Mas chamo a atenção para o final do livro. Na parte do epílogo, a escritora deu-nos um final em aberto e logo de seguida justifica-se. Achei incrível e adorei esta leitura, principalmente, este lado de transformação de uma menina ingénua para uma mulher não só com uma vida dupla, mas com as rédeas da sua própria vida.
Aconselho a lerem este livro e depois acompanherem a série na Netlix. Tem apenas 1 temporada, vê-se rápido e podemos constatar as diferenças e semelhanças entre o livro e a série.
Classificação: 4 estrelas.