segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Mary Poppins de P. L. Travers | Livros

 Sinopse:


"A história se passa em Londres, na Rua das Cerejeiras. A família Banks procura desesperadamente uma babysitter para os seus filhos: Michael, Jane e os gêmeos, John e Bárbara. Eis então que os ventos do Leste sopram e Mary Poppins chega para pôr ordem na bagunça com o seu jeito especial. Jane e Michael não gostavam da sua antiga ama. Também não tinham a certeza de ir gostar da nova: Mary Poppins. Rapidamente mudaram de ideias quando a viram deslizar pelo corrimão acima - retirar de seguida várias coisas empolgantes de um saco de alcatifa vazio. Agora a única preocupação deles é que ela não parta, pois Mary Poppins apenas prometeu ficar «até que mudem os ventos»"


Género: clássico juvenil. 


Data de Publicação: 2014.


Páginas: 167.


Editora: Relógio D' Água.

Mary Poppins de P. L. Travers

Opinião:

Foi a primeira vez que li algum livro sobre a Mary Poppins. Estava a par de P. L. Travers se ter tornado numa autora muito bem sucedida devido à repercussão positiva da opinião pública acerca dos livros de Mary Poppins, mas foi a primeira vez que conheci a babysitter mais famosa do mundo.



Eu conheço aquela vaca. Ela era uma grande amiga da minha mãe e eu agradeceria se falassem educadamente a seu respeito.


Tinha escolhido esta leitura para o halloween por se tratar de um clássico juvenil que transmitia a sensação de quentinho no coração e não me enganei a seu respeito. Mary Poppins apesar do seu caráter inicial inflexível, aparentemente fria e sempre muito bem vestida apresenta-se no fim como uma personagem mais compreensiva, sonhadora e carismática. Neste universo, a imaginação é a chave principal.


Jane e Michael fizeram o possível para se manter fora do caminho dela, pois sabiam que, de tempos em tempos, o melhor a fazer era não ser visto nem ouvido por Mary Poppins. 


Conhecemos um mundo mágico paralelo ao mundo real, onde Jane e Michael são constantemente confrontados e do qual muitas vezes, não têm a certeza factual dos eventos ocorridos graças ao questionamento de Mary Poppins.


Ela acompanhava a sra. Corry esparramando cola no céu e Mary Poppins colando as estrelas, enquanto a srta. Fannie e srta. Annie moviam as escadas para uma nova posição conforme os espaços no céu eram preenchidos.


Foi um livro muito leve, divertido e principalmente reflexo do poder da imaginação ou não. Gostei principalmente da mensagem transmitida entrelinhas e do qual o acompanhamento do desenvolvimento psicológico nos remete.  


Em dias comuns animais carregam seres humanos, e agora é um ser humano que carrega animais.


Nesta presente edição traduzida por Joca Reiners Terron e incrivelmente ilustrada por Ronaldo Fraga tem um pósfácio muito rico e imperdível por Sandra Guardini T. Vasconcelos. Deixo uma imagem só para perceberem o traço do desenho acompanhado de uma reflexão de Sandra pela importância que acarreta.


« "Poppins" é um termo obsoleto ou dialetal que denomina uma pequena figura humana, utilizado (...) na feitiçaria; contudo, é também uma expressão de apreço, variante de Poppet ou puppet (...). Ressoa em seu sobrenome ainda o pop in, verbo cujo significado também nos diz algo sobre ela, sobre o modo como ela surge rápida e inesperadamente.


Classificação: 4 estrelas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.