sábado, 9 de outubro de 2021

Sonhos do Meu Pai - A história da minha família -, Parte I (Origens) de Barack Obama | Livros

 Sinopse:


"De vez em quando, porém, sentado no chão com a minha mãe, contemplava o retrato do meu pai e ouvia os acontecimentos da sua vida a transformarem-se numa única narrativa. Era africano, vim a saber, um queniano da tribo luo, nascido nas margens do lago Vitória, numa aldeia chamada Alego. A aldeia era pobre, mas o seu pai - o meu avô, Hussein Onyango Obama - fora um lavrador importante, um ancião da tribo e um curandeiro. O meu pai cresceu a pastorear as cabras do pai e a frequentar a escola local, criada pela administração colonial britânica, onde revelara ser uma grande promessa. Acabou por ganhar uma bolsa para estudar em Nairobi; e depois, nas vésperas da independência do Quénia, fora escolhido pelos líderes quenianos e os patrocinadores americanos para frequentar uma universidade nos Estados Unidos, juntando-se à primeira grande onda onde de africanos enviados para aprenderem a tecnologia ocidental e a levarem de volta para forjar uma África nova e moderna."


Género: Autobiografia.


Data de Publicação: 2021.


Páginas: 203.


Editora: Reverso editada pela revista Sábado.



Fotografia da minha autoria - Sonhos do Meu Pai - A história da minha família -, Parte 1 (Origens) de Barack Obama, livro

Opinião:

Numa edição especial a revista sábado lançou, semanalmente, a autobiografia da Barack Obama: "Sonhos do meu Pai" em 3 volumes. E, hoje falamos do primeiro.


Tal como a maioria dos autores novatos, estava cheio de esperança e desespero perante a publicação do livro



Seria de esperar que a leitura deste livro por ser de não ficção me custasse um pouco mais relativamente aos livros de ficção, mas nada disso. Li-o em cerca de dois dias e já estou pronta para o segundo volume.


Senti que fora quebrado um entendimento entre nós - como se, naquela sala árida, o velho me estivesse a sussurrar uma história não contada, dizendo-me coisas que preferia não ouvir.



Neste primeiro volume, Barack Obama aborda o início da sua vida - infância e adolescência -, da sua educação e do seu percurso acadêmico, do racismo (diário) existente, da (história da) sua família, de crescer no Hawai, na Indonésia e nos Estados Unidos, da perda (estranha) do pai , do bullying, do consumo de substâncias ilícitas (erva) e, claro está, das suas origens (multiétnicas). Todo um leque rico de temas que através desta leitura nos permite aprender ou reaprender mais sobre os diversos tópicos sociais, económicos, raciais e políticos da vida de Barack Obama.


Em vez disso, o meu pai levantou-se, dirigiu-se ao homem, sorriu, e começou a pregar-lhe um sermão sobre a loucura do fanatismo, a promessa do sonho americano e os direitos universais do Homem.



A questão do racismo ainda é importante nos dias de hoje e sim, ainda existe. Gostei particularmente, de Barack Obama mostrar como se sentia à medida que ia crescendo e a questão racial começava cada vez mais a ser sentida. Uma outra abordagem que gostei deste primeiro volume foi o facto de ler também sobre as origens da sua família e as dele, consequentemente. 


Tal como o porteiro, o Sr. Reed, ou a rapariga negra que levantava o pó enquanto corria por uma estrada do Texas, o meu pai tornou-se um acessório na narrativa de outrem.


Por ter temas tão ricos, pela escrita super fluída e pela história que conta recomendo muito este livro. Apesar de ser um livro autobiográfico lê-se bastante bem e sempre com um ávido interesse pelos acontecimentos que desenrolam.

Como é que a América podia mandar homens para o espaço e continuar a manter os seus cidadãos negros na servidão?



Eu gostei bastante deste primeiro volume e no momento em que escrevo isto, encontro-me com o segundo volume já pousado na minha mesinha de cabeçeira.


onde o medo e a falta de imaginação asfixiam os sonhos de modo que, no dia em que nascemos, já sabemos onde iremos morrer e quem nos irá enterrar.


Sinto que podia contar muito mais acerca deste primeiro volume, mas espero antes que descubram.

Classificação: 4 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.