Sinopse:
"A mudança não virá de cima, dizia-lhes. A mudança virá das bases mobilizadas. É isso que vou fazer, organizar os negros. A nível das bases. Para a mudança (...) Agora, olhando para trás, posso encontrar uma certa lógica na minha decisão, mostrar que tal decisão se inseria numa história muito mais longa, que começava com o meu pai e, antes, o pai dele, a minha mãe e os seus pais, as minhas recordações da Indonésia com os seus pedintes e agricultores e a perda de Lolo para o poder, passando por Ray e Frank, Marcus e Regina; a minha mudança para Nova Iorque; a morte do meu pai. Posso ver que as minhas escolhas nunca foram verdadeiramente apenas minhas - e que é assim que deve ser, que afirmar o contrário é correr atrás de uma liberdade de um tipo bastante triste. Contudo, esse reconhecimento só veio mais tarde. Na altura, quando estava prestes a concluir a licenciatura, agia sobretudo por impulso, como um salmão que nada cegamente, subindo a torrente, em direção ao local onde foi concebido."
Género: Autobiografia.
Data de Publicação: 2021.
Páginas: 203.
Editora: Reverso editada pela revista Sábado.
Fotografia da minha autoria - Sonhos do meu Pai - A história da minha família -, Chicago (Parte II) de Barack Obama, livro |
Opinião:
Não desperdice a juventude, Senhor Barack. Um dia, acorda e é um velho como eu, e a única coisa que tem de seu é o cansaço.
As comunidades tinham de ser criadas, tinha de se lutar por elas, tinham de ser cuidadas como os jardins.
Também havia poesia - um mundo luminoso sempre presente abaixo da superfície, um mundo que as pessoas me podiam oferecer um presente, se me lembrasse de lhes pedir.
Quando os olhos delas deixam de rir. As gargantas ainda conseguem emitir o som, mas, se olharmos para os seus olhos, podemos ver que fecharam qualquer coisa lá dentro.
Classificação: 3 estrelas.
Sem comentários:
Enviar um comentário