sábado, 16 de outubro de 2021

Sonhos do meu Pai - A história da minha família -, Chicago (Parte II) de Barack Obama

 Sinopse:


"A mudança não virá de cima, dizia-lhes. A mudança virá das bases mobilizadas. É isso que vou fazer, organizar os negros. A nível das bases. Para a mudança (...) Agora, olhando para trás, posso encontrar uma certa lógica na minha decisão, mostrar que tal decisão se inseria numa história muito mais longa, que começava com o meu pai e, antes, o pai dele, a minha mãe e os seus pais, as minhas recordações da Indonésia com os seus pedintes e agricultores e a perda de Lolo para o poder, passando por Ray e Frank, Marcus e Regina; a minha mudança para Nova Iorque; a morte do meu pai. Posso ver que as minhas escolhas nunca foram verdadeiramente apenas minhas - e que é assim que deve ser, que afirmar o contrário é correr atrás de uma liberdade de um tipo bastante triste. Contudo, esse reconhecimento só veio mais tarde. Na altura, quando estava prestes a concluir a licenciatura, agia sobretudo por impulso, como um salmão que nada cegamente, subindo a torrente, em direção ao local onde foi concebido."


Género: Autobiografia.


Data de Publicação: 2021.


Páginas: 203.


Editora: Reverso editada pela revista Sábado.



Fotografia da minha autoria - Sonhos do meu Pai - A história da minha família -, Chicago (Parte II) de Barack Obama, livro

Opinião:

Aconselho a lerem esta opinião referente à parte II (chicago) da autobiografia de Barack Obama depois de darem uma vista de olhos na opinião relativamente à primeira parte. Podem a ler aqui.

Não desperdice a juventude, Senhor Barack. Um dia, acorda e é um velho como eu, e a única coisa que tem de seu é o cansaço.


Acho a escrita de Barack Obama muito acessível e apesar de ter algum receio que a sua escrita original se tenha perdido na tradução consigo também compreender a sua voz quando leio este segundo volume.

As comunidades tinham de ser criadas, tinha de se lutar por elas, tinham de ser cuidadas como os jardins.


Pouco tempo passou desde que terminei de ler a primeira parte e a verdade é que também gostei de ler este segundo volume, mas não com a mesma ânsia. Nesta segunda parte, Barack Obama aborda o seu empenho em unir organizações, igrejas, as pessoas com a finalidade de tornarem uma localidade num melhor estado (cuidados de saúde, segurança), de transformarem o ambiente (incerto) que paira nas ruas (mais) pobres, da importância de continuarem a lutar.

Também havia poesia - um mundo luminoso sempre presente abaixo da superfície, um mundo que as pessoas me podiam oferecer um presente, se me lembrasse de lhes pedir.


Barack Obama conhece pela primeira vez a sua meia irmã Auma e o seu meio irmão Roy, separados inicialmente por um continente e depois pelas próprias divergências da vida. Conhece também pessoas que o fazem continuar a ter esperança no amanhã por mais que as dificuldades assomam e não reduzam.


Quando os olhos delas deixam de rir. As gargantas ainda conseguem emitir o som, mas, se olharmos para os seus olhos, podemos ver que fecharam qualquer coisa lá dentro.

Estou contente por ter lido mais um livro sobre a vida de uma pessoa que admiro. E, assim vamos continuar até o terceiro e último volume.  

Classificação: 3 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.