quinta-feira, 18 de novembro de 2021

The Iliac Crest de Cristina Rivera Garza | Livros

 Sinopse:


"On a dark, stormy night, an unnamed narrator is visited by two women: one a former lover, the other a stranger. They ruthlessly question their host and claim to know his greatest secret: that he is, in fact, a woman. A fascinating study of perception and identity, this surreal novel enfolds an exploration of gender in taut, atmospheric mystery."


Género: Ficção. 


Data de Publicação: 2002.


Páginas: 136.


Editora: And Other Stories.


Imagem - The Iliac Crest de Cristina Rivera Garza, livro

Opinião:


Conheci o livro, The Iliac Crest de Cristina Rivera Garza, numa partilha de opinião de algumas recomendações de livros da youtuber, Emmie. Já fui há muito tempo pelo que esta semana quando peguei no livro já nem me recordava de tema que abordava ou tão pouco a história das personagens.

Our bodies are keys that open only certain doors. Our bodies speak indeed, and our bones are our ultimate testimony.


Por um lado foi bom porque mergulhei completamente no livro sem saber sequer ao que o título se referia. Por outro lado, nas primeiras páginas fiquei um pouco confusa quanto ao que estava a ler e só a meio me apercebi que o grande tema deste livro era a identidade pessoal e de género. Existe também outros grandes factores como por exemplo: a valorização da vida humana, a depressão, o alzheimer e o desejo sexual. 

I did not feel desire, but fear.

Foi a primeira vez que li alguma obra da autora, mas acho que foi um bom primeiro livro para nos conhecermos. Apesar de na minha opinião, não ser um livro incrível foi um boa leitura e um daqueles livros que vale a pena ler pela importância que a identidade de género e pessoal acarreta. 

I suppose we were in pursuit of a reconciliation with the universe.


É também um livro bastante pequenino pelo que se lê bastante rápido e pelo menos para mim, como tentava perceber a história só queria continuar a ler até os olhos não aguentarem mais e o corpo pedir finalmente descanso. 

All of a sudden, without warning, autumn moved across the coast as if it were at home here.

Confesso que houve algumas partes que fiquei confusa por causa da existência de uma conversação numa língua própria que nem eu nem o narrador compreendíamos e que juntos tentávamos decifrar. A nossa personagem principal é também o nosso narrador. Este livro tem pensamentos bonitos, frases que nos deixam a pensar e espero que esta pequena sugestão vos faça também viajar um pouco sobre as questões que o livro propõe.

While women's voices throughout the world continue to be silenced and those in power still argue for the irrelevance of gender equality, characters in this book understand that gender - and what is done in the name of gender - can be lethal. 


 Classificação: 3 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.