domingo, 24 de julho de 2022

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo de de Benjamin Alire Sáenz | Livros

Sinopse:


"Dante sabe nadar. Ari não. Dani é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre o seu irmão mais velho, que está na prisão.


Um rapaz como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilhavam livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefenir os seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo."


Género: Young Adult, LGBT.


Ano de Publicação: 2012.


Páginas: 392. 


Editora: Presença.


Avaliação no Goodreads: 4.35.


Crédito - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo | Livros


Opinião:

Creio que este livro faz parte das leituras mais rápidas que fiz em 2022, pelo menos. O ritmo da história leva-nos para o México e dá-nos a conhecer Dante e Ari de onde só saímos depois de terminarmos a leitura.

Assumi que Dante lia porque gostava. Já eu lia porque não tinha nada melhor para fazer.


São os melhores amigos desde que se conhecem e Ari (diminutivo de Aristóteles) sente não precisar de mais ninguém na sua vida, para além dos seus pais e da futura cadelinha que adota: perninha.

Dante se tornou mais um mistério em um mundo cheio de mistérios.

Confesso que já tinha saudades de ler um young adult, e este livro acabou por superar as minhas expectativas. Tinha muito curiosidade com o título deste livro e este é um daqueles livros em que o título é completamente justificado.

Mas, com ele, conversar e viver e sentir pareciam coisas perfeitamente naturais. No meu mundo não eram.

Pensava que Ari era a minha personagem favorita pela sua incompreensão do mundo e do seu papel nele, mas Dante com a sua delicadeza e paixão pelas artes arrebatou-me igualmente. Por isso, ainda não consigo escolher um deles.

Fiquei pensando que poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende...e nunca entenderá.


Este livro aborda temas muito interessantes do ponto de vista de dois adolescentes: LGBT, amizade, acidentes graves, violência, solidão, guerra e o amor.

Há certas palavras que nunca aprenderei a escrever.

Não sabia que ia gostar tanto deste livro e, embora tivesse na minha lista de leituras, o impulso de o ler deu-se pela sugestão da Joana no Podcast: Livra-te (podem espreitar o podcast aqui). E, tanto ela como a Rita dão tão boas recomendações que vou seguir a proposta de ambas mais vezes.

Talvez meu pai não precisasse de palavras para sobreviver no mundo.

Se ainda não leram este livro, espero que esta minha partilha seja suficiente para quererem ler este livro. Se já o leram, recomendo que leiam também a série Heartstopper da Alice Oseman.

Classificação: 5 estrelas.

2 comentários:

  1. A capa não me é estranha mas sei que nunca li. Já me devo ter cruzado com este livro algures.

    Segue-me:
    Blog | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho-te muito a experimentares entrar no universo de Ari e Dante :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.