Sinopse:
"Um escritor decadente enfrenta uma crise financeira e afetiva enquanto o Rio de Janeiro colapsa à sua volta. Tragicomédia urgente, o novo romance de Chico Buarque é a primeira obra literária de vulto a encarar o Brasil do agora.
Há alguns pontos de contato entre Chico Buarque e o protagonista de Essa gente, seu primeiro livro após a consagração do prêmio Camões. O escritor Manuel Duarte tem esse sobrenome de perfil vocálico idêntico, e gosta de bater perna nos arredores do Leblon. Contudo, o leitor logo descobre que isso conduz a um dos muitos becos sem saída da trama.
Autor de um romance histórico que se tornou best-seller nos anos 1990, Duarte passa por um deserto criativo e emocional, tendo por pano de fundo um Rio de Janeiro que sangra e estrebucha sob o flagelo de feridas sociais finalmente supuradas, ostensivas.
Com estrutura de diário, a reflexão sobre a linguagem ― marca da ficção buarquiana ― parte agora do apontamento rápido, artimanha para auxiliar a memória quando for possível dar sentido ao tumulto do presente. Ao seu melhor estilo, Chico Buarque borra as fronteiras entre vida, imaginação, sonho e delírio, e constrói uma narrativa engenhosa, em cujas entrelinhas se descortinam as contradições de um país fraturado."
Género: Literatura, Romance.
Ano de Publicação: 2019.
Páginas: 200.
Editora: Companhia das Letras.
Avaliação no Goodreads: 3.65.
Essa Gente de Chico Buarque | Livros |
Opinião:
Como deve ser do seu conhecimento, passei ultimamente por diversas atribulações: separação, mudança, seguro-fiança para o novo apartamento, despesas com advogados, prostatite aguda, o diabo.
Não preciso ver para saber que pessoas se jogam de viadutos, que urubus estão à espreita, que no morro a polícia atira para matar. Apesar de tudo, assim como venero a mulher incauta que me deu à luz, estarei condenado a amar e cantar a cidade onde nasci.
Nos quiosques de Ipanema em que parava para tomar um coco, cada tipo com quem me entretinha podia servir de inspiração para um futuro personagem; mesmo sujeitos que nunca abriram um livro podiam entrar no meu.
Deixemos, portanto, o pianista com seu acorde perfeito a soar no silêncio da sala.
Gostei de ler sobre um autor com um bloqueio criativo, porque acho necessário abordarmos este tema atualmente já que a criatividade é o ganha-pão de muita boa gente. E, quanto mais conseguirmos compreender que não existem estipulações para este fluir de criação é igualmente notório que a carreira nesta área poderá sempre encontrar o seu rumo.
Classificação: 3 estrelas.
Desconhecia por completo. Obrigada pela sugestão.😌
ResponderEliminar