sábado, 7 de janeiro de 2023

A Mulher Mais Linda da Cidade e Outras Historias de Charles Bukowski | Livros

Sinopse:

"Sete pérolas do Velho Buk. Considerado o poeta do lado negro do sonho americano, Charles Bukowski (1920-1994) conquistou uma legião de admiradores ao transformar, com seu estilo ao mesmo tempo áspero e melancólico, temas polêmicos em arte. Este breve volume destila o que há de melhor na obra do mestre da sarjeta, em sete primorosos contos extraídos do livro Fabulário geral do delírio cotidiano (1972). Com sua prosa profundamente autobiográfica, o velho safado nos seduz e fascina, versando sobre alcoolismo, sexo, violência, miséria e os altos e baixos da vida de escritor. Uma genial amostra das primeiras histórias do Velho Buk, para deleite dos leitores.

A honestidade de Bukowski é brutal e o seu humor cáustico. As coisas que viveu e que descreve — pobreza, vício e transgressão, mulheres caprichosas e ressacas infernais — são o combustível de uma das escritas mais cativantes, criativas e chocantes do século XX.

A mulher mais bonita da cidade é o conto que dá o nome a esta espiral de histórias que atiram o leitor para o submundo das cidades americanas. Um mundo de alcoólicos, vagabundos e vigaristas onde o sexo e a violência dominam e se confundem e onde a mulher mais bonita da cidade abusa da bebida e se mete em desacatos. Um mundo de luz e de sombra, como o que Bukowski viveu e fez questão de retratar na sua ficção, sem moralismos nem preconceitos."


Género: Romance.


Ano de Publicação: 1983.


Editora: L&PM Pocket.


Páginas: 68.


Avaliação no Goodreads: 3.74 ⭐⭐⭐

A Mulher Mais Linda da Cidade e Outras Historias de Charles Bukowski | Livros

Opinião:

Este livro foi o último que li em 2022 durante as preparações do ano novo e, o primeiro do escritor, Charles Bukowski. Um autor com uma escrita fria, dura e, obscena. Por norma, ou se ama ou se odeia.
Quando as pessoas pararem de pensar que é a única coisa que sou. Beleza não vale a pena e depois não dura. Você nem sabe a sorte que tem de ser feio. Assim, quando alguém simpatiza contigo, já sabe que é por outra razão.

A Mulher Mais Linda da Cidade e Outras Historias são um conjunto de crônicas. O primeiro conta-nos de um amor louco por Cass, a mais nova e bonita de cinco irmãs por quem o nosso protagonista sexualmente se interessa. Aborda a importância da beleza, a descriminação de uma pessoa que não segue os padrões da beleza ditados pela sociedade, o suicídio, a obsessão e, a prostituição. É a crônica principal deste romance.
Estava escutando Brahms em Filadélfia em 1942.

Outras histórias fazem parte deste livro: Kid Foguete no matadouro, Na cela do inimigo número um; Cenas da penitenciária; O assassinato de Ramon Vasquez; Você aconselheria alguém a ser escritor? e Vulva, Kant, e uma casa feliz. Além da crônica principal, Na cela do inimigo número um e Você aconselheria alguém a ser escritor? foram os que mais gostei.
sentia vontade de chorar, mas não saía lágrima alguma.

No geral, não foi uma leitura típica do meu gosto literária e a linguagem utilizada pode ser inicialmente um pouco impactante pela apatia e aparente impassibilidade. Todavia, gostei da mudança de abordagem de assusntos sensíveis deste ponto de vista uma vez que, nos faz refletir sobre a nossa sensibilidade, empatia para com as personagens desta história.
há dezenas de maneiras de se enlouquecer. 

Infelizmente, não foi uma leitura que me deslumbrou. Contudo, pode ser que um outro título me permita ter uma maior consciência deste mundo que Bukowski nos impele a compreender.

Classificação: 3 estrelas.

2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.