"A Antologia de Homenagem a Julio/Saúl Dias foi organizado por Valter Hugo Mãe. Vários poetas contribuíram. Entre eles, Sophia de Mello Breyner Andresen, Mário Cesariny de Vasconcelos, Luis Amaro, Jorge Reis-Sá, Nicolau Saião, Luísa Dacosta."
Género: Poesia.
Ano de Publicação: 2001.
Editora: Quasi Edições.
Páginas: 54.
Avaliação no Goodreads: 3 ⭐⭐⭐.
Fotografia da minha autoria - Série Poeta: Antologia de Homenagem a Julio/Saúl Dias |
Opinião:
Queria muito debruçar-me mais sobre a poesia este ano e, a Homenagem a Julio/Saúl Dias da Série Poeta foi o livro de estreia. Basicamente vários escritores se reuniram para se despedir e homenagear o artista Saúl Dias e poeta Julio Dias.
nesse encanto / de um rosto beijado ao meio da rua.
No site Modern!smo clarificam a distinção entre os dois nomes sob a mesma pessoa das artes. Basicamente «... Julio, sem acento, foi o ortónimo escolhido pelo pintor para assinar a sua obra plástica; Saúl Dias, com acento, o pseudónimo escolhido pelo poeta para identificar a sua obra poética.».
falta-me um verso / onde o mar não termine.
Podemos afirmar, portanto que era um homem ligados às artes. E, através desta coletânea de poemas sob as palavras de outros escritores conhecemos melhor não só as suas pinturas de que serviram inspiração, mas também da sentimentalidade que revestia as suas relações.
Fala-se daquilo que se ama. Falando-se de pintores, fala-se de pinturas.
Esta coletânea de poemas é um livro tão pequenino que é perfeito para o encaixarem entre leituras e, fugirem um bocadinho dos temas que estão a ler. Quanto aos poemas, acho que são belos na sua simplicidade.
Classificação: 3 ⭐⭐⭐.
Sem comentários:
Enviar um comentário