quarta-feira, 12 de abril de 2023

Simone de Beauvoir: Olhares sobre a Mulher e o Feminismo de Isabel Capeloa Gil e Manuel Cândido Pimentel | Livros

 Sinopse:


"A primeira parte desta obra, de reflexão mais marcadamente filosófica, propõe examinar as mais-valias do pensamento de Simone de Beauvoir, a formulação da sua antropologia e da sua ética, que permitem pensá-la como uma filósofa para o século XXI. Numa segunda parte, pretende-se estudar o fenómeno Beauvoir como impacto estético-cultural, desde o seu legado para os feminismos contemporâneos como a inspiração cinematográfica, o seu rasto nas artes e na literatura. Revisitar Beauvoir como uma pensadora singular, aferir as posteridades do fenómeno Beauvoir enquanto acontecimento antropológico, social, político e cultural e abrir um novo espaço de revisão e discussão empenhada da sua obra nas condições arriscadas do século XXI são, em suma, as propostas deste livro."


Género: Ensaios.


Ano de Publicação: 2011.


Editora: Nova Vega.


Páginas: 264.


Avaliação no Goodreads:⭐⭐⭐


Fotografia da minha autoria - Olhares sobre a Mulher e o Feminismo de Simone de Beauvoir | Livros

 Opinião:

Adquiri este exemplar numa loja em segunda mão numa visita à cidade de Aveiro já há mais de um ano. No fundo, queria dar mais uma oportunidade a Simone de Beauvoir. Embora reconheça a importância das suas obras não consigo gostar por completo da experiência de leitura.

O interesse de Simone de Beauvoir está, em particular, no seu pensamento e na ação que esse pensamento sustentou ou sustenta; ação criadora, capaz de propor novos mundos; combativa, pelas suas ideias; rebelde, por ousar romper com os ciclos de mesmidade da história e da cultura. 

Este livro é basicamente uma reflexão sobre as obras, a própria figura e posicionamento da escritora contemporânea. São um conjunto de artigos de várias contribuições de pensadores portugueses. E, este livro veio retomar o meu caminho literário até à figura feminista francesa.

Já não sei se o feminismo entrou pela porta grande ou pela porta pequena dos tempos modernos. 

Alguns artigos são mais interessantes do que outros, nomeadamente os que se incluem na segunda parte da obra, uma vez que são a análise do legado que deixou quer na literatura e no cinema quer no resto das artes e na própria cultura.

As autoras desta crónica tinham pseudónimos, nomes e apelidos emprestados da literatura. 

Acabo por achar a segunda parte mais fácil de ler e de gostar porque a primeira, incide muito na análise das suas obras, principalmente, o volume 1 e o volume 2 de O Segundo Sexo. Acho que é mais prazeroso para quem genuinamente gostou dessa obra além do valor literário que sabemos que tem.

Assim, nunca se poderá saber o que a mulher é ou o que são as mulheres, a partir do que tenham pensado os homens das cavernas acerca dela (delas).

Em suma, aconselho a leitura deste livro para quem já se encontra com um bom conhecimento das suas obras ou que pelos tem interesse em conhecer melhor um dos rostos associados ao feminismo. 


Classificação:⭐⭐⭐

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.