quarta-feira, 19 de julho de 2023

O Peso do Pássaro Morto de Aline Bei | Livros

Sinopse:

"A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético.

É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita."

Género: Romance.

Ano de Publicação: 2019.

Editora: Nós.

Páginas: 175.

Avaliação no Goodreads: 4.50.


Crédito - O Peso do Pássaro Morto de Aline Bei | Livros

Opinião:

Depois de ler, "Pequena Coreografia do Adeus", de Aline Bei, decidi ler o seu romance de estreia: O Peso do Pássaro Morto.

a escola inteira chorou, inclusive o banheiro. estourou um cano e disseram que era vazamento mas para mi aquilo era a parede chorando.

Este livro aborda a morte em várias fases da vida e do contacto que acabamos por ter com essa temível notícia. Felizmente, eu não perdi nenhum amigo de infância, mas aos 8 anos a nossa personagem principal perde a sua melhor (e única) amiga, a Carla. 

ele não parecia mais tão sabido. parecia um velho Triste esquecido de tudo.

Ela tinha uma relação bonita com a Carla, que não só lhe ajudava a combater o seu medo de borboletas como com as suas dúvidas de matemática. Portanto, tinham uma relação diria até que sólida, de ajuda mútua e de pura amizade.
a saudade é amor e é dos vivos.

Essa primeira abordagem e compreensão da morte numa fase ainda de crescimento ganha um impacto precoce mas, forte. Acabamos por acompanhar esta personagem até aos 52 anos, as várias notícias de falecimento que recebe e de como essas partidas têm um peso muito grande na sua vida.

 que nojo me dava do amor virando posse, das pessoas virando cruas.

Além deste tópico, sobre o valor das primeiras perdas, na vida desta mulher; assimilamos outros temas também fortes como a violação sexual, o bullying, a solidão e os traumas. 

as mulheres abusadas nas trincheiras e nos viadutos não estão nos livros de história.

É uma narrativa pesada, mas que vale muito a pena. Eu já tinha gostado muito do seu livro anterior, no entanto, este acabou por me conquistar mais. Inclusive, a autora deu uma entrevista onde conta a origem do título do livro e nesta partilha sobre como o livro foi inspirado na sua vida. 

Classificação: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.