segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Witch | Podcast

Sobre o Podcast:


"The witch has held a place firmly in our imagination for centuries - from whispered warnings in folklore to pop-culture driven heights. But what does it mean to be a witch now?
Presenter India Rakusen, creator of the podcast 28ish Days Later, is on a journey to find out."

Interlocutores: India Rakusen.

Spotify: spotify.com


Crédito - Witch | Podcast

Opinião:

Tive à procura de um podcast especialmente para passar estes dias mais próximos do Halloween. Gosto muito de ler fantasia, mas senti falta de ouvir alguma coisa mais mística. Quando encontrei este podcast soube que queria desvendar um pouco da magia, neste caso das bruxas.

Surpreendeu-me por ir mais longe. Vai até à origem do aparecimento da palavra e consecutivamente, à acusação das mulheres mais sábias da época, especialmente as mais conectadas à medicina e ao herbalismo.

Além dessa história que nos acrescenta, abre também aso para a crença na magia e da possibilidade de todos nós sermos capazes de a fazer. Se gostam deste tema recomendo que espreitem este podcast ☔🔮

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

This is Halloween | Playlist

Crédito - This is Halloween | Playlist

Sugestão de Playlist: This is Halloween


Não podia deixar de partilhar uma das playlists mais temáticas do Halloween e, já andei a ouvir. Gosto muito de ouvir bandas sonoras típicas de cada festividade já que ajuda também a comemorar essa ocasião. Bom Halloween 🎃

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Para ver este Outono | Filmes

Imagem da minha autoria - Para ver este Outono | Filmes
A pensar nesta vibe mais cozy e outonal a par com uma vontade gigante de perdurar o meu tempo no sofá optei por partilhar alguns filmes que quero ver neste outono.


Imagem da minha autoria - Para ver este Outono | Filmes

Alguns dos filmes são romcoms, outros são clássicos do cinema. O que têm em comum é a leveza que transparece para o outro lado do ecrã, para os espectadores. Desde a paixão que tem de acontecer para conseguirmos continuar a ver o filme até ao despertar intelectual. 
 

Quais são os filmes que estão a pensar ver este outono? 🎥🍂

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

The Invisible Life of Addie LaRue de V. E. Schwab | Livros

Sinopse:

"France, 1714: in a moment of desperation, a young woman makes a Faustian bargain to live forever and is cursed to be forgotten by everyone she meets.

Thus begins the extraordinary life of Addie LaRue, and a dazzling adventure that will play out across centuries and continents, across history and art, as a young woman learns how far she will go to leave her mark on the world.

But everything changes when, after nearly 300 years, Addie stumbles across a young man in a hidden bookstore and he remembers her name."

Género: Fantasia, Romance.

Ano de Publicação: 2020.

Páginas: 448.

Editora: Tor Books.

Avaliação no Goodreads: 4.20 ⭐⭐⭐⭐

Goodreads Choice Award | Nominee for Best Fantasy (2020)


Crédito - The Invisible Life of Addie LaRue de V. E. Schwab | Livros

Opinião:

Terminei esta leitura há uns dias e já recomendei a duas amigas. Li-o para o book club: @thecharactersclub da Inês e da Carolina e, graças a elas conheci um livro que me supreendeu mais do que alguma vez imaginara.
And no matter how desperate or dire, never pray to the gods that answer after dark.

A vida Invísivel de Addie LaRue de V. E. Schwab é um livro que traz a fantasia, o romance e o realismo mágico e nos conforta tal igual como um cobertor nos dias cinzentos e mais frios. É também uma boa sugestão como leitura de Halloween 🎃
What she needs are stories.

A nossa protagonista, Addie só gosta de duas pessoas: o pai e Estele, uma amiga e vizinha. Esta diz-lhe para nunca rezar aos deuses da noite, mas no desespero, perante um casamento marcado ela começa a orar para que alguém lhe ajude.
Addie misses stars.

Não sabemos se é um deus, se é o diabo ou uma outra figura das sombras, mas sabemos que Addie troca a sua alma para ter um futuro livre e eterno. Nas lágrimas que lhe toldam a visão desconhece que este pacto vai lhe trazer outras amarguras.
Today she is alone in a strange city, with no money, and no past, and no future.

Não adianta os anos que passem, as pessoas que conhece, os amores que vão e vêm, a companhia é somente do deus da noite e, portanto a solidão acaba por bater à porta. Por outro lado, lemos também sobre a liberdade de viajar e explorar cidades que nunca somnhara visitar quanto mais viver.
Whatever this is, a blip, a mistake, a beautiful dream, or a piece of impossible luck, she's afraid to let it go.

Não consegue dizer o seu nome uma vez que lhe fica preso na garganta e não lhe saí sílabas. Não consegue fazer com que as pessoas com que se cruza se lembrem de si, não importa a esperança que tenha. Vive como se fosse humana e portanto, aprende que as ideias, a arte e as histórias que elas contam são fortes.
This is where the thinkers are. This is where the dreamers live.

Acaba por conhecer Henry Strauss, trezenos anos depois e de repente o que tem como certo deixa de o ser. Ele reconhece-a, sabe o nome dela e fica igualmente a conhecer a sua história. A curiosidade permance no porquê de ser a exceção à regra.
Fall, he says, when everything is fading.

Este livro tem muitas camadas e é brilhante. Queremos sempre ler mais. Aconselho a fazerem um bom chocolante quente, comer marshmallows e deixar que pedaços desta história façam o resto.

Classificação: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Top 3 Livros de 2023 (Julho - Setembro) | Livros

Imagem da minha autoria - Top 3 livros de 2023 (Julho - Setembro) | Livros

A penúltima publicação deste ano sobre os livros que mais gostei de ler. Desta vez, entre Julho a Setembro. Convido-vos ainda a espreitar o balanço de leituras feito anteriormente: a primeira publicação e a segunda publicação.


Imagem da minha autoria - Top 3 Livros de 2023 (Julho - Setembro) | Livros

Uma Paixão Simples de Annie Ernaux é o único livro (dos que li) que descreve exatamente o que é sentir uma obsessão pela ideia de alguém ao ponto extenuante. Há paixões que te fazem saltar do barco, outras que te convidam a entrar. 

Imagem da minha autoria - Top 3 Livros de 2023 (Julho - Setembro) | Livros

Book Lovers de Emily Henry é o meu preferido da autora até ao momento. Brilhou na história, na criação das personagens, no ambiente e nos diálogos. Não houve nada que não gostasse. É uma das escritoras que vale a pena ler porque o que dá ao leitor é supremo.


Imagem da minha autoria - Top 3 Livros de 2023 (Julho - Setembro) | Livros

The Night Circus de Erin Morgenstern foi a cereja no topo do bolo. Não só como perfeito candidato aos favoritos do ano como para conhecer a escrita da autora. Fala-nos da destreza dos sonhos e da infinitude da magia.

Estou muito entusiasmada pelas próximas leituas e, honestamente um pouco preocupada para determinar os próximos melhores livros porque já tenho bons livros na mesinha de cabeçeira. Como estão as leituras desse lado? 🌂💫

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Moodboard para Outubro | 2023

Moodboard para Outubro | 2023


Cor: Castanho 

Estação: Outono


Bebida: Chocolate quente


Atmosfera: Velas


Festividade: Halloween


Exercício Físico: Yoga


Momento: Calcar as folhas secas no chão

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Viver com o Sol e Crescer com a Lua de Maria Abigail | Livros

Sinopse:

«Viver ao Sol e Crescer com a Lua fala sobre amor, sobre perda, sobre cair, arranjar forças para levantar e continuar a andar. É um livro que apela ao amor próprio e que nos pede que acreditemos, em nós e na vida. É uma viagem ao longo das nossas fragilidades e dos nossos sonhos, durante o simples e complicado ato de crescer.

Tal como a autora refere, “é um livro que fala da vida, que foi escrito para poder viver e, como o sol e a lua, brilha quando e em quem deve brilhar”.»

Género: Poesia.

Ano de Publicação: 2023.

Páginas: 110.

Editora: Moonlight Edições.

Avaliação no Goodreads: 4.60 ⭐⭐⭐⭐

Crédito - Viver com o Sol e Crescer com a Lua de Maria Abigail | Livros

Opinião:

Estou de volta com a poesia. Desta vez, recomendo "Viver com o Sol e Crescer com a Lua" de uma jovem escritora portuguesa, a Maria Abigail. 
preciso de ir à praia e ouvir o mar...

Os versos são acompanhados por ilustrações muito bonitas e, de certa forma, torna as palavras escritas ainda mais belas. Desde ilustrações pequenas a ilustrações que acompanham grande parte do poema. Tudo neste livro é singelo.
a arte não faz sentido a toda a gente.

A Maria fala-nos do seu amor pelo mar, do rejuvenescimento da primeira paixão, do amor que arde e queima e da amizade que sente e é cura. São poemas que nos traz a inocência de sentirmos sem trocadilhos, sem eufemismos, sem ironias.

Classificação: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

O Poveiro de M. A. Guerra Leal | Livros

Sinopse:


"Datada de 1859, esta tragédia romântica, escrita por Manuel Alberto da Guerra Leal, um oficial da Marinha destacado na Póvoa de Varzim, conta a história de um casal apaixonado. João, pescador, e Inês, uma simples mulher, reencontram-se 20 anos depois do naufrágio do primeiro, que se julgava morto. O final feliz só é possível graças a um anel que muda os acontecimentos e prova a identidade do “amor perdido” entre os dois."


Género: Romance.


Ano de Publicação: 1859.


Páginas: 60.


Editora: Biblioteca Saudades do Mar.


Crédito - O Poveiro de M. A. Guerra Leal | Livros

Opinião:


Não sabia muito informação sobre este livro. É um romance de amor antigo. Daquele em que se nota o período histórico onde a ação aconteceu pelas meras palavras de M. A. Guerra Leal. 

Era sempre a Roma antiga a disputar precedências à Roma moderna.

Não existe propriamente um plot twist, as personagens não nos surpreendem nem se trata de um bom livro. Mas, é bonito ver como as palavras sobreviveram no tempo. É um romance com origens verídicas, onde o autor entre parágrafos nos conta um pouco mais de João e de Inês.

João da Silva sentiu que no coração lhe revivia o amor dos seus primeiros anos.

O facto de o romance ter origem na mesma cidade onde vivo tornou esta história especial. Reconheci a pobreza marcada nas palavras e a riqueza que preenchia batimentos cardíacos. É uma história singela, mas bonita de se ler.


Classificação: 3 ⭐⭐⭐

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

A Arte de Ler: ou como resistir à adversidade? de Michèle Petit | Livros

Sinopse:

«Aquele livro me deu a força necessária para enfrentar a virada decisiva de minha vida, aceitar que eu não era mais o mesmo, suportar sê-lo com meus amigos que não compartilhavam o que eu pensava e que tive que enfrentar para defender minha nova maneira de ver a vida...»

"O depoimento acima, de um jovem morador de um dos bairros mais pobres de Bogotá, na Colômbia, é apenas um entre as dezenas de testemunhos sobre a importância da literatura - tomada aqui num sentido amplo, que inclui histórias em quadrinhos e relatos orais, além dos gêneros tradicionais da poesia, do conto e do romance - na formação do sujeito, e o papel que ela desempenha em contextos de crise.
Comentando experiências de mediadores de leitura em contextos adversos, especialmente em países da América Latina, entre eles o Brasil, neste A arte de ler a antropóloga francesa Michèle Petit amplia os temas e aprofunda as análises de seu Os jovens e a leitura, publicado em 2008 pela Editora 34. Com um olhar interessado e uma sólida bagagem intelectual, investiga as diferentes maneiras pelas quais a forma narrativa pode atuar como educadora da sensibilidade, ao mesmo tempo em que se afirma como um poderoso instrumento de resistência ao caos interior e à exclusão social."

Género: Não Ficção.

Ano de Publicação: 2008.

Páginas: 304.

Editora: Editora 34.

Avaliação no Goodreads: 4.37 ⭐⭐⭐⭐


Crédito - A Arte de Ler: ou como resistir à adversidade? de Michèle Petit | Livros

Opinião:


De vez em quando intercalo um livro de não ficção no meio das minhas leituras mensais. Não só para incluir mais um género literário ao me aventurar por novos livros como também para não descurar livros bons por serem de géneros diferentes aos que pontualmente leio.
Primo Levi recitava Dante a seu amigo Pikolo, em Auschwitz.

A Arte de Ler de Michèle Petit veio parar no meu Kobo e foi um livro que me fez companhia por um tempo nas viagens de metro até ao trabalho. Foi, inclusive, uma boa descoberta. Lemos vários testemunhos de leitores e de como o poder dos livros e a leitura como um prazer reorientou o rumo das suas vidas.
Os livros lidos ajudam algumas vezes a manter a dor ou o medo à distância, transformar a agonia em idéia e a reencontrar a alegria.

O autor traz sobretudo perspetivas de jovens socialmente exluídos e que independentemente da razão, começaram a nutrir um gosto por ler e pela vontade de conhecer um mundo a que podem pertencer. Temos vários exemplos ao longo do livro de pessoas que escolheram partilhar como foram salvas pela literatura. 
Diz-se que os dois primeiros medos, pré-humanos, estão relacionados à solidão e à escuridão.

Nós leitores, já sabemos o quão transformador pode ser um livro e, estamos sempre em busca de leituras que nos deixem num estado de ataraxia, de puro êxtase. Portanto, é compreensível que muitos outros também encontrem nas histórias momentos de liberdade, de coragem e de refúgio.

Classificação: 3 ⭐⭐⭐

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Pensamentos Fora da Caixa de Catarina Quintas de Carvalho | Livros

Sinopse:

"Esta obra, a qual eu gosto de chamar "Pensamentos Fora da Caixa", contempla uma coletânea de poemas e alguns textos que prometo que nos farão refletir... Um apanhado de algumas ideias e pensamentos colhidos ao longo da minha adolescência, para verdadeiros pensadores. Preservam um pouco da minha inocência e plantam uma semente de curiosidade aos verdadeiros amantes de poesia e da reflexão e aprendizagens que dela retiramos."

Género: Poesia.

Ano de Publicação: 2020.

Páginas: 65.

Editora: Chiado Books.

Avaliação no Goodreads: 4.67 ⭐⭐⭐⭐


Crédito - Pensamentos Fora da Caixa de Catarina Quintas de Carvalho | Livros

Opinião:

Uma coletânea de poemas de uma autora que também é uma amiga. Conhecemo-nos durante a divulgação dos nossos livros e hoje venho recomendar este livro pequenino e perfeito para o lerem entre leituras.
A saudade é o vazio.

Tem poesia escrita em palavras portuguesas e inglesas, tem versos que sabem a adolescência e tem parágrafos que nos remetem para pensamentos fora da caixa. É uma coletânea de poemas para pensadores, como a própria o diz. Os meus poemas preferidos foram "Saudade" e "O Meu Sonho!"
Que saiba mesmo amar.

A Catarina lançou também agora o seu segundo livro e, convido-vos a conhecer mais um projeto de poesia. Nem todas as palavras são destinadas a nós, mas muitas delas são transparentes a ponto de nos transportarem a outras memórias. 

Classificação: 3 ⭐⭐⭐

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

O Apartamento em Paris de Lucy Foley | Livros


Sinopse:

"Todos são vizinhos. Todos são suspeitos. E todos sabem algo que não estão a contar.

Bem-vindos ao número 12 da Rue des Amants.
Um bonito prédio de apartamentos, nas ruelas de Montmartre. Um lugar de escadas sinuosas, portas fechadas e olhares atentos que espreitam de todas as janelas. Um lugar de morte. Um residente está desaparecido. E outro detém a chave do seu desaparecimento.

Jess precisa de começar do zero. Está sem dinheiro, sozinha, acabou de deixar o emprego, em circunstâncias pouco claras. Ben, o seu meio-irmão, não ficou muito contente quando ela lhe perguntou se podia ficar em sua casa por uns tempos, mas não foi capaz de lhe dizer que não. De certeza de que tudo ia correr bem.

Quando ela chega a Paris, descobre que o meio-irmão mora num apartamento, que ela nunca imaginaria que ele tivesse dinheiro para pagar. E, mais intrigante ainda: as chaves e a carteira de Ben estão lá, mas ele não. Os dias passam, Ben continua desaparecido e as questões acerca da sua vida começam a surgir na cabeça de Jess. Os vizinhos são um grupo eclético e não muito simpático. A socialite, o tipo porreiro, o alcoólico, a porteira. Jess não sabe em quem confiar. Todos são vizinhos. Todos são suspeitos. E todos sabem algo que não estão a contar."

Género: Thriller, Mistério.

Ano de Publicação: 2022.

Páginas: 364.

Editora: Planeta.

Avaliação no Goodreads: 3.67 ⭐⭐⭐

Goodreads Choice Award | Nominee for Best Mystery & Thriller (2022)


Fotografia da minha autoria - O Apartamento em Paris de Lucy Foley | Livros

Opinião:

O Apartamento em Paris de Lucy Foley foi um dos livros que comprei na Feira do Livro da Póvoa de Varzim. Fi-lo por três razões: a primeira porque a capa encantou-me, a segunda porque é um género de livros que leio pouco e, no fundo, gostava de explorar mais e, a terceira porque a premissa deixou-me muito curiosa.

sentei-me à sombra como um vampiro com o meu romance da Françoise Sagan, vestida com uma camisa de homem enorme.

Hoje posso dizer que foi uma boa compra. Não só a história é envolvente desde as primeiras páginas como somos transportados de imediato para uma apartamento em Paris, onde a nossa protagonista acaba de chegar para passar uns tempos com o irmão só para perceber que ele está desaparecido e que todos no prédio são suspeitos. Um detalhe: Ben é jornalista, e pode ter desvendado segredos que não deveria descobrir.
É típico do Ben ser a pessoa atrás da câmara, não em frente a ela: a contar a história em vez de fazer parte dela.

É um thriller que nos faz presumir vários candidatos responsáveis pelo paradeiro dele e onde seguimos alguns pensamentos deste mistério. Até porque, os capítulos do livro dividem-se entre a perspetiva da nossa personagem principal e a história dos vizinhos do prédio.
Este lugar engoliu o tempo, como algo saído de um conto de fadas.


O presente destes dois irmãos também é marcado pelo seu passado conturbado pelo que ficamos sempre com a pulga atrás da orelha de cada vez que chegamos mais perto de resolver o mistério. Apesar de estarem mais afastados, ambos nutrem uma certa admiração um pelo outro, mas que facilmente é deixada de pôr em perspetiva assim que reparam nas suas tentativas distintas de ter um futuro melhor, seguro e estável.
Mas ser pobre faz isso às pessoas: encurta a infância delas.

É um mistério que ata as pontas soltas desde o início do livro, onde tem história debaixo da narrativa principal e, sobretudo onde podemos nos distrair por umas boas horas ou dias, vá.

Classificação: 4 ⭐⭐⭐⭐

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

It Only Happens in the Movies de Holly Bourne | Livros

Sinopse:

"Audrey is over romance. While dealing with her parents’ contentious divorce, a breakup of her own, and shifting friendship dynamics, she has every reason to feel cynical. But then she meets Harry, her fellow coworker at the local cinema. He’s brash, impulsive, and a major flirt. And even though Audrey tries to resist, she finds herself falling for his charms. But in this funny, insightful, and ultimately empowering novel, love—and life—isn’t what it’s like in the movies."

Género: Romance.

Ano de Publicação: 2017.

Páginas: 412.

Editora: Usborne Publishing.

Avaliação no Goodreads: 3.79 ⭐⭐⭐


Crédito - It Only Happens in the Movies de Holly Bourne | Livros

Opinião:


Audrey é a protagonista principal desta narrativa. Está a passar por uma mudança difícil com o divórcio dos pais, a ausência de carinho e de responsabilidade do pai, mudança de amizades e um término amoroso. 
He's tall. He's dark. He's trouble.

Costumava ser uma das raparigas populares da escola, empenhada e elogiada fortemente pelo seu papel de atriz nas peças teatrais escolares, não obstante, a sua vida muda quase que do dia para a noite. Onde não é apenas um coração partido que tem de sarar, são vários pedaços da sua vida que agora são como peças de um puzzle, todos semeados e sem uma falta de perspetiva pode nunca mais voltar a ser inteiro.
Despire writing an entire novel that rips apart romance films, I'm actually a wildly romantic person. Falling in love is pretty much the best thing about being a human - but it can also be the worst.

É neste ponto que a encontramos, com as expectativas baixas e sem grandes esperanças de um dia melhorar. Para pausar o seu papel enquanto mediadora da discussão dos pais arranja um trabalho em part-time num cinema local frequentado pela média e alta sociedade. É onde também conhece Harry, o rapaz que a vai deixar de pé atrás.
This photo was like leaving the window open for Peter Pan.

Num trabalho do secundário, ela conduz um estudo sobre o que leva as pessoas a afirmarem que determinado filme faz parte dos filmes mais românticos e bonitos e que põe o amor no centro do palco, em detrimento de outros.  Um detalhe que gostei bastante.
I feel there's a story there, Rapunzel.

Pensamos que este livro é como a velha rom-com que acabamos sempre por assitir. Mas, algo neste livro é diferente e, que podem descobrir ao ler. Gostei bastante posição da escritora sobre o que é o romance e por nos pôr em perspetiva sobre como ainda assim é uma escolha ou um sentimento.
But I couldn't help falling in love. It's not something you have any control over. One day you'll understand.

Basicamente, este livro reune perspetivas e pensamentos muito interessantes sobre o que o romance é, o que deveria ser e como o queremos que seja.

Classificação: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões de Louise O'Neill | Livros

Sinopse:


"Tudo parecia calmo e comum na superfície... mas no fundo era o início de uma revolução!


Esqueça as histórias sobre sereias que você conhece. Esta é uma história diferente — e necessária. E tudo começa no fundo do mar. Com uma garota chamada Gaia, que sonha em ser livre de seu pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe desaparecida.


Em seu aniversário de quinze anos, quando finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade? E será que vale a pena?


A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões chega para trazer um pouco mais de contos de fadas para a linha DarkLove, da DarkSide® Books. Mas não do jeito que você espera; aqui, a história original de Hans Christian Andersen — e também suas versões coloridas e afáveis em desenhos animados — é reimaginada através de lentes feministas e ambientada em um mundo aquático em que mulheres são silenciadas diariamente — um mundo que não difere tanto assim da sociedade em que vivemos.


No reino de ilusões comandado pelo Rei dos Mares, as sereias não recebem educação, não têm direito de fala, devem se encaixar em um padrão de beleza impossível e sempre sorrir. É neste cenário que a autora irlandesa Louise O’Neill apresenta uma história sobre empoderamento e força feminina. Com narrativa e olhar afiados, a autora ainda desenvolve aspectos do conto original que passaram batido, como o relacionamento de Gaia com as irmãs e as camadas complexas da Bruxa do Mar.


A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, que chega ao mundo acima da superfície da água com o padrão de qualidade que virou marca registrada da DarkSide® Books, mostra como, em um reino comandado pelo patriarcado, ter uma voz é arriscado. Mas também como querer usá-la é uma atitude extremamente poderosa e valiosa. Ainda mais em tempos tão sombrios."


Género: Fantasia, Mitologia.


Ano de Publicação: 2018.


Páginas: 224.


Editora: DarkSide Books.


Avaliação no Goodreads: 3.42 ⭐⭐⭐


Crédito - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões de Louise Neill | Livros

Opinião:

Na Barbie Book Tag (Original) contei-vos que estava a ler "A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões" de Louise O'Neill e, hoje venho partilhar a minha opinião sobre esta distopia de uma das histórias mais conhecidas.
O livro que você tem em mãos é um verdadeiro tesouro.

É o segundo livro que leio da autora e, apesar de não ter gostado tanto quanto "As Filhas de Eva", a verdade é que é um livro interessante de ler com um ponto de vista muito diferente sobre "A Pequena Sereia" e a história tal e qual como a conhecemos. Aliás, a autora deixa muito claro no título para o que encontramos: a retelling de uma história mascarada pela ilusão. 
Cantam por vingança de tudo o que lhes foi infligido.

Neste livro, Ariel vive no fundo do mar, mas num sistema de opressão. Sabe-se que tal como a mãe tem o desejo de conhecer o mundo dos humanos, no entanto, está interdita sob a ameaça do pai, o Rei dos Mares.
Vivem nos dizendo o quanto os humanos são maus e depravados. Estas são as pessoas responsáveis pela minha infância, pelas várias noites tateando em meio à escuridão em busca da mão reconfortante que nunca viria.

Tem a voz mais bela do reino e é também a princesa mais bonita pelo que é fácil fazer um casamento pré arranjado em troca de eterna lealdade e fortalecimento da união do reinado. O que não a deixa feliz e a impele a pensar nas aventuras que poderia ter se ao menos a sua liberdade não fosse tão curta.
O sol vai se esgontando à medida que a tarde se estende para encontrar a noite, murchando no céu lilás.

Louise O'Neill dá-nos uma versão feminista sobre a perpetuação do machismo e do sistema patriarcal. O dificíl é queremos esta história em vez da original. Não porque não reconhecemos o seu valor, mas antes porque é mais imperiosa. 
Um assobio, um estrondo é uma explosão de pó dourado.

Não existe muito espaço para sonhar ou para nos deixarmos encantar com a beleza do fundo do mar. Preocupamo-nos mais com o destino de Ariel e com a infinitude ou finitude, neste caso, da liberdade.
Os homens humanos não lhe trarão nada além de dor.

Nesta narrativa também não temos o Sebastião - o amigo carangueijo - nem o Sabidão - o amigo gaivota - o que acaba por não deixa margem para sequer um amigo que lhe dê conselhos ou a escute. Nesse papel temos antes a avó materna, uma espécie de zeladora da sua neta mais nova. 
Cada dia traz um silêncio cada vez mais inquietante.

Por várias razões prefiro guardar a história original de "A Pequena Sereia", mas reconheço o contributo deste livro para uma maior humanização das histórias, para uma realidade mais perto da nossa.


Classificação: 4 ⭐⭐⭐⭐

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

O Gabinete de Curiosidades de Guilherme del Toro | Série

Sinopse:


"Macabra e deslumbrante, essa coleção de terror conta com oito histórias arrepiantes e cheias de pesadelos grotescos."


Ano de Publicação: 2022.


Criador: Guillermo del Toro.


Género: Terror.


IMDB: 7.0. ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


Crédito - O Gabinete de Curiosidades de Guilherme del Toro | Série 

Opinião:

Já vi esta série há muito tempo. Ainda era inverno quando acompanhei a minha irmã nesta maratona de terror. E, estava o estado atmosférico perfeito para tal. Aliás, aconselho a verem esta série da Netflix no mês do Halloween para vos dar o ambiente adequado.

Infelizmente, esta série não me convenceu. Até digo mais, não encontrei terror na maior parte dos episódios. Descreveria uma série com histórias muito estranhas e que nos faz questionar o porquê de ainda a assistirmos. 

O único episódio que realmente gostei e fez valer a pena foi o último - O murmúrio. Na generalidade, têm premissas interessantes, mas não chega a fazer justiça. O episódio que mais supliquei para que acabasse foi - Por fora, onde vemos claramente um caso de loucura. 

Caso queiram dar uma oportunidade espero que tenham uma melhor experiência do que eu. No meu caso, achei apenas desconcertante e sem uma cena de terror. 

terça-feira, 10 de outubro de 2023

The Night Circus de Erin Morgenstern | Livros

Sinopse:


"The circus arrives without warning. No announcements precede it. It is simply there, when yesterday it was not. Within the black-and-white striped canvas tents is an utterly unique experience full of breathtaking amazements. It is called Le Cirque des Rêves, and it is only open at night.


But behind the scenes, a fierce competition is underway—a duel between two young magicians, Celia and Marco, who have been trained since childhood expressly for this purpose by their mercurial instructors. Unbeknownst to them, this is a game in which only one can be left standing, and the circus is but the stage for a remarkable battle of imagination and will. Despite themselves, however, Celia and Marco tumble headfirst into love—a deep, magical love that makes the lights flicker and the room grow warm whenever they so much as brush hands.


True love or not, the game must play out, and the fates of everyone involved, from the cast of extraordinary circus performers to the patrons, hang in the balance, suspended as precariously as the daring acrobats overhead.


Written in rich, seductive prose, this spell-casting novel is a feast for the senses and the heart."


Género: Fantasia, Realismo Mágico.


Ano de Publicação: 2011.


Páginas: 400.


Editora: Doubleday.


Avaliação no Goodreads: 4.02 ⭐⭐⭐⭐


Goodreads Choice Award | Nominee for Favorite Book of 2011 (2011), Nominee for Best Fantasy (2011)

Crédito - The Night Circus de Erin Morgenstern | Livros

Opinião:


Uma leitura magistral do mundo da fantasia com um toque de realismo mágico e com uma premissa original. O circo que chega às cidades só abre à noite, deixa todos os habitantes curiosos e um ambiente de misticismo paira sob as tendas dos artistas.

The circus arrives without warning.


Existe um fio invísvel que une, no ínicio do livro, duas crianças com histórias e magias diferentes. Cada uma doutrinada por sombras que arqueiam perante a sublimidade de vencer. Não se conhecem, não fazem ideia de como o outro se parece ou que habilidades têm até que o destino lhes faz as apresentações.

A dreamer is one who only find his way by moonlight, and his punshiment is that he sees the dawn before the rest of the world.


Existem verdadeiros fãs do circo porque é mais do que talento o que têm nas veias. É o vislumbre de sonhos que rodeiam trapezistas e encantamentos que cobiçam o mais sério dos espectadores. Mas será que o circo viajará eternamente ou que a subsistência de sonhar tem uma última viagem marcada? Esta é uma das perguntas que fazemos, enquanto leitores, a meio desta história.

There is so much that glows in the circus, from flames to lanterns to stars.


Uma outra particularidades deste livro é que está revestido de personagens cheias de personalidade, de veemência e de uma áurea que flui pelos espetáculos, de tenda em tenda.

Someone needs to tell those tales. When battles are fought and won and lost, when the pirates find their treasures and the dragons eat their foes for breakfast with a nice cup of Lapsang souchsong, someone needs to tell their bits of overlapping narrative. There's magic in that.


As ilusões não são a mesma coisa que a magia. Sonhar não é o mesmo verbo que concretizar. Há forças de cada lado. Umas mais fortes do que outras. O que mais gostei foi desta veracidade e gentileza de se ser especial e tocar a vida de outros para melhor, para os ajudar ou simplesmente para lhes dar uma noite distinta.


Classificação: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

TBR: Outubro

Imagem da minha autoria - TBR: Outubro
O mês do Halloween pede leituras tipicamente categorizadas entre o mistério e o thriller. Por isso, é uma TBR especial por buscar géneros de livros distintos dos que costumo pontualmente ler. 




TBR: Outubro

  • Bem-vindos a Joyland de Stephen King,
  • Harry Potter e os Talismãs da Morte de J.K. Rowlling;
  • The Bullet That Missed de Richard Osman;
  • The Invisible Life of Addie LaRue de V. E. Schwab.

Escolhi estas leituras a dedo e foi a TBR que mais vezes voltei atrás, ainda em rascunho, e corrigi-a para novas versões que implicavam outras leituras. Há última da hora acabei por refazer e, agora sim, estou satisfeita com a minha escolha. 

Quero muito conhecer um dos escritores mais conhecidos pelo género do terror e, Stephen King, é não só dos mais prestigiados como já conta com vários livros por isso, se gostar tenho muito para ler. Também não podia falhar com a tradição que mantenho por dois anos consecutivos: ler neste mês um livro de Richard Osman. Um escritor que veio para ficar.

Este ano, estou a tentar ler a saga de Harry Potter e a fazer parte de clubes de leitura. Estou um pouco atrasada com as leituras do mundo da fantasia, mas vou lendo umas páginas. Posso não terminar este projeto de leitura ainda este ano, mas pelo menos ainda estou a acompanhar. Quanto a clubes de leitura, este mês estou a ler para o @thecharactersclub o livro da V. E. Schwab.

Muitas leituras para pouco tempo, mas estou entusiasmada ⚡🔮👻

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Bem-vindo Outubro

Crédito - Bem-vindo Outubro

Estou com saudades da queda das folhas alaranjadas no chão, de vestir casacos de malha, de chávena de chá quente na mão, de me enrolar nos cobertores a meio de uma tarde de outono. Estou com saudades de um tempo que ainda não o é. 


A ouvir: "Autumn's Song" de Stephen Day.


A desejar: ter tempo para ler.


A ler: "A Vida Invisível de Addie LaRue" de V. E. Schwab. 


A inspiração: "And all at once, summer collapsed into fall."


A sentir: o outono a chegar. 

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Os Meus Favoritos do Mês | Setembro

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Setembro

Os favoritos de Setembro chegaram tarde, aliás, tenho algumas publicações que já queria ter partilhado por aqui, mas a vida foi acontecendo e respeitei cada um desses momentos. Espero estar de volta for good, but let's keep life as it is: always moving.


Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Setembro

Rendi-me ao protetor labial da Carmex no sabor cereja. Gostei particularmente de o levar para a praia em parte por causa da embalagem e outra parte porque dura nos lábios e realmente sente-se a proteção que promete.


Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Setembro

O fim de setembro e o início de outubro foi um verdadeiro gasto para a carteira, ou investimento como gosto de dizer. Uma das peças que quero destacar é a camisa de linho da Ralph Lauren em cor-de-rosa, e é tão lindo quanto parece.

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Setembro

Um dos investimentos do armário conforme a mudança de estação assim o pede foi uns mocassins pretos. Acho-os elegantes e por fim rendi-me.

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Setembro

A ementa do restaurante - O Pátio - é demasiado boa para não vos sugerir. Foi um almoço de despedida de uma colega de trabalho e, fiquei com a recomendação no bloco de notas dos "Restaurantes que quero voltar a experimentar".

Imagem da minha autoria - Favoritos de Setembro

Book Lovers de Emily Henry aqueceu-me o coração de forma surreal. Adorei do início ao fim. É um daqueles livros que gostava que a história perdurasse, em que a escritora poderia continuar a escrever sobre o dia a dia deles que eu não me cansaria.

Imagem da minha autoria - Favoritos de Setembro

The Witcher é uma série que vale muito a pena ler especialmente para os fãs de fantasia. Além de ter um elenco execional, leva-nos até uma distopia tenebrosa ao mesmo tempo que curiosa.


Imagem da minha autoria - Favoritos de Setembro

Esta manhã ouvi a música: Hei de te amar dos The Gift e tornou o meu dia mais acolhedor. Esta música em particular é uma das músicas portuguesas mais bonitas.


Fotografia da minha autoria - Favoritos de Setembro

Terminar o mestrado em Relações Internacionais foi o ponto alto deste mês pelo que significa, pela capacidade de concretização.


Fotografia da minha autoria - Favoritos de Setembro

Para terminar este favoritos de forma leve e preciosa, escolhi esta imagem do Pinterest. "Somos instantes" traz-me paz e leveza. 💫🐳

Com tecnologia do Blogger.