Sinopse:
"Tara Westover and her family grew up preparing for the End of Days but, according to the government, she didn't exist. She hadn't been registered for a birth certificate. She had no school records because she'd never set foot in a classroom, and no medical records because her father didn't believe in hospitals.
As she grew older, her father became more radical and her brother more violent. At sixteen, Tara knew she had to leave home. In doing so she discovered both the transformative power of education, and the price she had to pay for it."
Género: Não ficcção, memóerias e testemunhos.
Data de Publicação: 2018.
Páginas: 380.
Editora: Windmill books.
|
Fotografia da minha autoria - Educated de Tara Westover, livro |
Opinião:
Um dos livros mais inquietantes de 2021. Acabei de ler o livro e sinto-me overwhelmed com a história de vida que Tara Westover escolheu partilhar. Não é uma biografia porque esta história é apenas uma parte de memórias da escritora e narradora, mas sem dúvida uma grande história.
Our lives were a cycle - the cycle of the day, the cycle of the seasons - circles of perpetual change that, when complete, meant nothing had changed at all.
Não sei bem por onde começar, mas sei que qualquer leitor precisa de ler este livro. É inquietante ao ponto de sentirmos e ambicionarmos o que Tara sente e deseja. E, mesmo assim, sentirmos receio ao mesmo tempo que uma grande curiosidade, à medida que avançamos na leitura que a autora nos conta.
Long before the warrior's leap it was decided how the women would live and how they would die.
Tara Westover escolheu se educar porque pelos pais continuaria a trabalhar no ferro-velho com o risco de se magoar gravemente sem a possibilidade de ir a um hospital pela alta fé na religião cristã. Escolheu ainda ser vacinada, libertar-se da violência doméstica e psicológica. No fundo, Tara Westover, escolheu se conhecer e lutar por si própria sem saber muito bem o caminho que seguia.
Apache women, and of all the decisions that go into making a life - the choices people make, together and on their own, that combine to produce any single event.
É uma história que nos faz pensar no nosso privilégio: o de crescer numa família estável, num país que sabe que existimos e com amigos que não questionam nem olham de canto para as nossas origens, perspetivas. Acima de tudo num lugar com pessoas que nos permitem crescer.
For a month I lived as if holding my breath.
Foi um dos livros que mais gostei de ler, quer pela honestidade nas palavras, quer no impacto que a história tem e quer ainda, por saber que tudo o que li foi a verdade.
Classificação: 5 estrelas.