quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Os Meus Favoritos do Mês | Agosto

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Agosto

Último dia do mês de agosto. Estes dias de calor na pele e de muitos mergulhos na piscina e na praia deram-me um maior sentido de gratidão. Vou-me despedir deste mês sabendo que foi tudo o que eu pedi.

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Agosto

Não sigo todos os conselhos de skincare que bombardeiam o Tiktok e, que já entram de vez em quando em mensagens de grupo. Todavia, o rolo facial é o que me tem permitido de forma suave sentir que estou a cuidar de mim. Em dias mais ansiosos, é o que tem salvado as minhas noites.

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Agosto
Fui com uma amiga à loja da Tiffosi e, ela queria experimentar uma peça de roupa, mas sugeriu-me também pegar numa a meu gosto e irmos ambas para o vestuário experimentar. Peguei neste vestido acetinado e, soube que o ia trazer comigo. É um daqueles vestidos simples que nos fazem sentir pequenas princesas.

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Agosto

Não tenho comprado nada relacionado com calçado ou outro tipo de acessórios, mas uma das coisas mais simples que comprei e me levou a episódios de adolescência foi uma pulseira de pé. Todos os verões costumava reusar algumas das peças próprias do verão e que se esquece assim que as estações mudam. 

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Agosto

Só este mês descobri o restaurante - Os 100 Montaditos - e, graças a uma amiga foi uma boa descoberta. Sugiro particularmente, as coxinhas de frango com queijo e a tosta de frango com molho de barbecue.  

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Agosto

Este mês li muitos bons livros, principalmente na categoria do romance. E, podia incluir nesta categoria um outro livro que se tornou um favorito, mas decidi partihar a minha admiração pela escrita portuguesa, neste caso em específico, a do Valter Hugo Mãe com "Serei Sempre Teu Abrigo". É uma escrita poética em jeito de homenagem aos avós e ao amor eterno.

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Agosto
Recentemente, partilhei uma lista com algumas Séries Para Ver Este Verão e, por muito que queira que o tempo se estique, ainda só consegui ver: O Agente da Noite. Espionagem, Casa Branca, manipulação e jogo duplo são algumas das palavras chave que encontram nesta série. Gostei muito.

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Agosto
Eu e a minha irmã temos gostos musicais muito distintos, mas quando ela pôs a tocar - Crazy Rap - na coluna, eu sabia que iria a querer guardar de alguma forma. É acima de tudo engraçada e deixa-me automaticamente mais relaxada e feliz.

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Agosto
Sem dúvida que o momento alto de agosto foi o de ler por semanas seguidas o dia todo à beira da piscina. Não posso dizer que os livros estejam inteiramente intactos, mas sempre que olho para eles, lembro-me de sentir o calor na pele e a súbita vontade de mergulhar.

Imagem da minha autoria - Os Meus Favoritos do Mês | Agosto

Acabo com esta frase por duas razões: primeiro, as minhas férias estão mesmo no fim e já consigo sentir novas etapas a caminho, nomeadamente o começo num trabalho novo e uma etapa acadêmica a concluir e, em segundo, a vontade de adiar por mais uns segundos o mundo real e entrar em pleno no mundo da imaginação. Para a última razão, o filme da Barbie ajudou.

Como foi o vosso mês? Muitos mergulhos, I hope 🌊

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Só se estraga uma estante | Podcast

Sinopse:

"Um casal de leitores, Ana Grifo e Tomé Ribeiro Gomes, fala sobre livros. Episódios novos todas as quintas-feiras."

Interlocutores: Ana Grifo e Tomé Ribeiro Gomes.

Spotify: spotify.com.


Crédito - Só se estraga uma estante | Podcast

Opinião:

De momento, estou a ler "Harry Potter e a Ordem da Fénix" como parte da TBR ainda de Junho e poderia dizer que estou ligeiramente atrasada, mas o objetivo destas sugestões de leituras é para servir como inspiração do mês e, por isso, resgato de vez em quando uns livros do qual não conclui a leitura. E, esta aventura pelo mundo do Harry Potter fez-me encontrar o podcast que recomendo este mês, já que um dos últimos episódios é acerca deste universo de magia.

Só se estraga uma estante, é um podcast em que os interlocutores são um casal de leitores e, por isso junta duas secções: relacionamento e livros. Por norma, em cada episódio cada um traz um livro, onde se propõem a partilhar a experiência de leitura e onde encontram um tema em comum para debaterem. 

Eu sou mais team Ana (spoiler do nome, talvez), porque prefiro também ficção a não ficção (que é o caso do Tomé). A maravilha deste projeto é de repente termos duas perspetivas sobre o mundo dos livros literariamente diferentes, mas unidos no mesmo hobby. 

Estou a gostar muito de os ouvir e, facilmente entram nos meus podcasts favoritos. 🍵

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Heroes de Gang of Youths | Playlist

Crédito - Heroes de The Gang of Youths | Playlist

Sugestão de Playlist: Heroes de Gang of Youths.


Descobri este grupo de músicos graças à banda sonora da série: O Agente da Noite (opinião para breve). E, dia após dia, tenho vindo a explorar a sua discografia no spotify. Não é nada de novo, mas talvez por isso, tenha gostado de ouvir. 

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Funny You Should Ask de Elissa Sussman | Livros

Sinopse:

"Then. Twentysomething writer Chani Horowitz is stuck. While her former MFA classmates are nabbing book deals, she's in the trenches writing puff pieces. Then she's hired to write a profile of movie star Gabe Parker. The Gabe Parker--her forever celebrity crush, the object of her fantasies, the background photo on her phone--who's also just been cast as the new James Bond. It's terrifying and thrilling all at once... yet if she can keep her cool and nail the piece, it could be a huge win. Gabe will get good press, and her career will skyrocket. But what comes next proves to be life-changing in ways Chani never saw coming, as the interview turns into a whirlwind weekend that has the tabloids buzzing.

Now. Ten years later, after a brutal divorce and a heavy dose of therapy, Chani is back in Los Angeles, laser-focused on one thing: her work. But she's still spent the better part of the last decade getting asked about her deeply personal Gabe Parker profile at every turn. No matter what new essay collection or viral editorial she's promoting, it always comes back to Gabe. So when his PR team requests that they reunite for a second interview, she wants to say no. She wants to pretend that she's forgotten about the time they spent together, years ago. But the truth is that those seventy-two hours are still crystal clear, etched in her memory. And so... he says yes.

Chani knows that facing Gabe again also means facing feelings she's tried so hard to push away. Alternating between their first meeting and their reunion a decade later, this deliciously irresistible novel will have you hanging on until the last word.

A restless young journalist with big dreams interviews a Hollywood heartthrob--and, ten years later, it's clear that their time together meant more than meets the eye in this sexy, engrossing adult debut novel."

Género: Romance, Contemporâneo. 

Data de Publicação: 2022.

Editora: Random House Publishing Group.

Páginas: 352.

Avaliação no Goodreads: 3.64 ⭐⭐⭐

Goodreads Choice Award | Nominee for Best Romance (2022)

Crédito - "Funny You Should Ask" de Elissa Sussman | Livros

Opinião:

"Funny You Should Ask" é o primeiro livro que leio dElissa Sussman. Foi publicado no ano passado (2022) mas, o seu romance de estreia é o "Drawn That Way". Este ano já conta com um novo livro: "Once More With Feeling". Posso adiantar e afirmar que depois de ler este romance estou curiosa para ler os seus outros romances.

I will always miss seasons when I'm here. 

Neste livro, a nossa personagem principal, Chani Horowitz, é uma jornalista e, encontra-se prestes a entrevistar uma das estrelas de Hollywood em ascenção, Gabe Parker, o controverso ator que vai interpretar o próximo Bond

It´s been a year since I've moved back to L.A., and I keep waiting for it to feel like home again. Instead it feels like an older sweater.

Para Chani, esta entrevista pode significar um impulso de carreira e um potencial acordo com uma editora enquanto que, para Gabe, significa conquistar o coração dos fãs do seu melhor amigo, o Oliver e o respeito geral do meio.

You gave it your best shot, she told me. But you were up against the stars.

Os capítulos alternam entre o passado (dez anos antes) e o presente e, ainda enriquece com artigos de entrevistas e blogs que a nossa narradora acaba por também incluir. Um dos pontos altos do livro são os conflitos internos que tanto a Chani como o Gabe têm uma vez que são plausíveis. 

No one in my life could ever accused me of being a good dancer, but I was enthusiastic and I loved it. Loved to dance.

Em grande parte da história, acaba por prevalecer a carreira individual essencialmente por falhas de comunicação. Não obstante, é bonito acompanharmos o desenrolar deste amor. Sente-se inevitavelmente, temas como o alcoolismo, o preço da fama e a importância do sucesso relacionados com o mundo das grandes estrelas.

He looks like a man in love.

Encontramos um livro do tipo de light reading, slow burn. Fez-me recordar a escrita dos livros de Emily Henry e Taylor Jenkins Reid. Um romance com nuances engraçadas. Gostei particularmente de perceber que a forma como esta história se inicia é também como se encerra. Aconselho a ouvirem esta playlist enquanto lêem. 

Classificação: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Beautiful World, Where are you? de Sally Rooney | Livros

Sinopse:

"Alice, a novelist, meets Felix, who works in a distribution warehouse, and asks him if he'd like to travel to Rome with her. In Dublin, her best friend Eileen is getting over a break-up, and slips back into flirting with Simon, a man she has known since childhood.

Alice, Felix, Eileen and Simon are still young - but life is catching up with them. They desire each other, they delude each other, they get together, they break apart. They have sex, they worry about sex, they worry about their friendships and the world they live in.

Are they standing in the last lighted room before the darkness, bearing witness to something?
Will they find a way to believe in a beautiful world?"

Género: Romance.

Ano de Publicação: 2022.

Páginas: 356.

Editora: Farrar, Straus and Giroux.

Avaliação no Goodreads: 3.55 ⭐⭐⭐

Goodreads Choice Award Winner for Best Fiction (2021)


Fotografia da minha autoria - Beautiful World, Where are you? de Sally Rooney | Livros

Opinião:

Acho que é a primeira vez que leio todos os livros publicados de uma autora. Sally Rooney tem esse efeito em mim. Por muito que fique curiosa com os fechos bons de alguns livros, nunca a oportunidade e a curiosidade se uniram antes. 

All I'm saying is, I think you know in your heart that it wasn't a very good relationship.

Este romance fala-nos da amizade entre Alice, uma escritora, e Eileen que trabalha numa revista. É uma amizade de longa data que tal como todas sofreu no decorrer dos anos. Ora estiveram mais próximas, ora mais distantes. 

It's so hard to see the point sometimes, when the things in life I think are meaningful turn out to mean nothing, and the people who are supposed to love me don't.

Estando a viver em países diferentes, acabam por usar o email para manterem contacto. E, é dessa forma que as conhecemos, pela correspondência transcrita nestas páginas uma da outra. No entanto, vai além da sua troca de emails. É mais sobre os temas que cada uma acaba por fazer emergir e, no fundo, para tapar a ausência que sentem uma da outra nas suas vidas.

He carried her boxes of books from the back of his car and said proudly: The weight of your brain.

Acaba por integrar na amizade, o Simon e o Felix. Simon é apaixonado por Eileen e é um amor correspondido. Contudo, o que têm não passa aparentemente de uma amizade com benefícios. Uma espécie de soulmates sem coragem para se amarem. Já Felix conheceu Alice no Tinder e, desde aí que têm estado juntos. Encontram-se na solidão um do outro.

It was like I had cleared a space inside myself, and I had to fill it up somehow, and that's how I came to sit and write.

O que mais gosto nas histórias de Sally Rooney são os pensamentos banais soltos nos livros. Acho brilhante acompanhar o que passa pela cabeça de personagens literárias. Recomendo muito este livro. Acho que é o meu segundo preferido da autora. Guardo o primeiro lugar para o Normal People.

It's still better to love something than nothing, better to love someone than no one.

Se estiverem curiosos/as com as outras opiniões sobre os livros de Sally Rooney, podem as encontrar aqui: Normal PeopleConversations With Friends e Mr Sallary

Classificação: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

terça-feira, 22 de agosto de 2023

O Verão Que Mudou A Minha Vida de Jenny Han | Livros

Sinopse:

«Toda a minha vida era medida em verões. Como se não começasse efetivamente a viver enquanto não chegasse junho, até estar naquela praia, naquela casa.»

"Tudo o que é bom e mágico acontece durante o verão, e é a sonhar com o verão que Belly, de 16 anos, passa os seus dias. Para ela, os invernos são insuportáveis e sinónimo de estar longe de Jeremiah e de Conrad, os rapazes que Belly conhece desde a sua primeira estadia na casa de praia. Eles são os seus quase-irmãos, os seus inseparáveis parceiros de aventuras.

Até que chega aquele verão — maravilhoso e ao mesmo tempo terrível — em que tudo muda. Estas poderão ser as últimas férias que passam todos juntos na casa de praia. Chegou o momento de perpetuar memórias, confessar paixões escondidas e, acima de tudo, é hora de, finalmente, Belly começar a obedecer ao seu coração.

Um romance com sabor a mar e a liberdade, sobre crescer e apaixonar-se, deixando-nos a desejar por mais."

Género: Romance.

Ano de Publicação: 2009.

Páginas: 268.

Editora: Intrínseca.

Avaliação no Goodreads: 3.80 ⭐⭐⭐


Crédito - O Verão Que Mudou A Minha Vida de Jenny Han | Livros

Opinião:

Como parte da minha TBR de Agosto decidi começar logo o mês com um livro que transparece that summer feeling. Neste caso, a imagem da capa é lindíssima e ao longo do romance temos breves descrições de uma casa na praia, dos mergulhos noturnos e da pele bronzeada.

Ele nem precisava perguntar. Eu iria a qualquer lugar com ele.

No ano passado, vi a primeira temporada de The Summer I Turned Pretty e, este ano quis abraçar também as personagens na literatura. Cheguei a ver meio episódio da segunda temporada, mas a vontade de pegar nesta trilogia e ler foi maior. 

Era como voltar para casa depois de ter passado muito tempo fora. E o verão estava cheio de promessas e possibilidades.

Sendo assim, li o primeiro livro: O Verão Que Mudou A Minha Vida ou The Summer I Turned Pretty de Jenny Han. Serviu para relembrar os momentos da primeira temporada e para me iniciar na escrita da autora.

Susannah me contou que no dia em que nasci ela soube que eu namoraria um de seus filhos. Disse que era o destino.

Este livro é tudo o que nos promete desde o primeiro parágrafo: muito romance, muitos dias na praia/piscina e fortes elos de amizade. A premissa não é nova, ao mesmo tempo, acho que a generalidade das pessoas já passaram por romances de verão e, essa curiosidade em saber como a história de outras figuras termina chega a compelir-nos a avançar nestas páginas.

Minha vida era contada em verões.

É um livro que nos transporta para longos dias de calor, de conversas intimistas e de desejos de aniversário. Ao contrário da série, o primeiro livro da trilogia altera entre o presente e as memórias do passado do ponto de vista da Belly. A história no livro também não se desenrola de forma igual à adaptação para o ecrã. Existem pontos onde divergem. 

Classificação: 4 ⭐⭐⭐⭐

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Séries Para Ver Este Verão

Imagem da minha autoria - Séries Para Ver Este Verão

Eu estou de férias, mas este cantinho não. Por isso, decidi partilhar com vocês as séries que pretendo ver este verão. 


Imagem da minha autoria - Séries Para Ver Este Verão
The Summer I Turned Pretty é uma série que acompanho desde o ano passado. Vi a primeira temporada e, agora falta-me terminar de ver a segunda temporada. Considero a série perfeita para ver especialmente no verão.

Imagem da minha autoria - Séries Para Ver Este Verão
Tenho a série - Outer Banks - atualizada. Tenho todos os episódios em dia e, sempre que o verão chega apetece-me ver tudo de novo. Não muito pela ação, mas pelo grupo de amigos que partem numa aventura. 

Imagem da minha autoria - Séries Para Ver Este Verão
Quero muito ver White Lotus. Confesso que além da premissa, o que mais me despertou a atenção, é a participação de Theo James. Além disso, acho que a história acaba por ser boa se também virmos nesta altura do ano, uma vez que se passa numa estância de férias.

Imagem da minha autoria - Séries Para Ver Este Verão
Depois de ler The Seven Husbands of Evelyn Hugo de Taylor Jenkins Reid fiquei curiosa com os seus outros livros. No entanto, não me atrevo a aumentar mais os livros que tenho por ler por isso, vou dar uma oportunidade a esta adaptação. Até porque só ouvi falar bem. 

Imagem da minha autoria - Séries Para Ver Este Verão

E porque não só de dias de praia é que vivemos (infelizmente), acrescentei esta série que me suscitou curiosidade. Gosto de mistério, de casos por resolver e, por isso, também já está na minha lista. 

Que séries querem ver este verão? 🌅

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Os Doentes do Doutor García de Almudena Grandes | Livros

Sinopse:


"Depois da vitória de Franco na Guerra Civil Espanhola, o Doutor Guillermo García Medina continua a viver em Madrid sob uma falsa identidade, a mesma que o salvou de ser fuzilado e que foi um presente de Manuel Arroyo Benítez, um diplomata republicano a quem salvara a vida uns anos antes. Julgando que nunca mais o veria, acaba por encontrar-se com Manuel em 1946, deixando-se recrutar para uma missão secreta e muito perigosa: a de se infiltrar na rede clandestina de evasão de criminosos de guerra fugidos do Terceiro Reich para a Argentina, dirigida por Clara Stauffer, uma poderosa mulher de nacionalidade alemã e espanhola, a partir do pacato bairro de Argüelles.

Ao mesmo tempo thriller e romance de espionagem, Os Doentes do Doutor García é uma emocionante história que parte de acontecimentos reais pouco conhecidos sobre a Segunda Guerra Mundial e o franquismo para construir personagens que representam e evocam um dos momentos históricos mais difíceis do século passado."


Género: Literatura Espanhola, Ficção Histórica.


Ano de Publicação: 2020.


Editora: Porto Editora.


Páginas: 750.


Avaliação no Goodreads: 4.29 ⭐⭐⭐⭐


Crédito - Os Doentes do Doutor García de Almudena Grandes | Livros

Opinião:


Quando pedi este livro como presente de natal, não sabia que era o último de uma trilogia. Quando soube e apercebi-me que os anteriores não tinham tradução, fiquei ressentida por pedir por impulso. No entanto, as melhores descobertas de livros são mesmo assim. Quando não sabemos nada acerca da história e, mesmo assim sentimos que vamos gostar.

A minha história é a história de três impostores.

Entrar na escrita de Almudena Grandes e no último livro da história foi um verdadeiro desafio. Mas, um desafio superado. Apesar, de no início haver muitas personagens e histórias que se iniciam com cada novo capítulo, a verdade é que as vamos entender melhor à medida que progredirmos na leitura.

Não são humanos. Parecem, mas não são...

E essa continuação vale muito a pena. As personagens e as suas histórias vão sendo cruzadas. O Doutor García é o nosso protagonista e, a leitura torna-se rica quando vemos as várias pessoas que durante grande parte da sua vida lhe são principais ou secundárias. A espionagem, a fase do franquismo e a guerra civil espanhola colmatam para um romance brilhante!

Mas o mais importante, que a vida era muito simples e ao mesmo tempo muito mais complicada do que eu imaginava, isso, como tantas outras coisas, foi o meu avô quem me ensinou.

Recomendo obviamente este livro, se conseguirem fazer a leitura por ordem cronológica da publicação da trilogia. Não obstante, deliciei-me com este livro que no início foi um verdadeiro quebra-cabeças. No final do livro, existe uma listagem de todas as personagens e a autora ainda refere se ficcionadas ou baseadas nalguma personalidade histórica.

Classificação: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros

Vou abrir oficialmente a Edição Barbie aqui neste cantinho. À partida será sobre o mundo dos livros, mas caso tenham interesse que eu adapte para outras categorias é só deixarem a sugestão nos comentários.

A Tag de hoje é sobre as capas de livros cor-de-rosa que temos nas nossas estantes (físicas e virtuais). Achei uma ideia super gira e não consegui não aderir.

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros
As Filhas de Eva de Louise O'Neill é uma distopia onde as mulheres são criadas para servirem os homens da sociedade. Sejam como concubinas ou como companheiras. O futuro delas fica mais negro no caso de não cumprirem o seu propósito.

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros
Há livros que nos fazem refletir sobre a questão e o papel da mulher. Ora se estamos mais perto de alcançarmos a plenitude da igualdade de género, ora a pressão que a sociedade nos incute desde pequenas. Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas de Ruth Manus é um livro de crónicas atual e um dos melhores livros sobre o tópico.

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros
Ainda não li, "A Vingança de Sandokan" de Emílio Salgari, mas é uma das capas mais arrebatadoras que tenho nas estantes. Faz parte de uma série e, aos poucos pretendo-a completar. Comprei por impulso na Feira do Livro de Lisboa, contudo ainda me pode surpreender.

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros
It Ends With Us de Colleen Hoover é um dos livros mais bonitos que tenho, tanto por fora como por dentro. O que me fascina na escritora é a capacidade de conseguir ir além do romance. Traz temas fundamentais e, que merecem todo o protagonismo na vida destas personagens. 

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros
Há livros que não sabemos bem como nos fazem sentir. Um ano depois não sei bem como falar de The Idiot de Elif Batuman. É um daqueles livros que cresce em nós depois de o lermos. 

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros
Emma de Jane Austen, conta a história, passada no século XIX, de uma jovem mulher chamada Emma Woodhouse que ainda se encontra por casar, mas que desde as primeiras páginas, a mesma deixa bem explícito que nunca o irá fazer. Intrigado/as? 

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros
Li em inglês, Where the Crawdads Sing de Delia Owens e, é uma leitura que se faz bem. Neste livro, temos mistério, abandono, solidão, assassinato e uma protagonista principal feminina forte. É a leitura perfeita para se fazer no verão e para fugir um pouco dos romances. É um livro recheado e que vale muito a pena.

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros
Um livro de fantasia que não troco nem vendo é A Discovery Of Witches de Deborah Harkness. Pertence a uma trilogia de um mundo de vampiros, bruxas, demónios e humanos que nos ata as pontas soltas todas no fim. Recomendo lerem na altura do Halloween para terem a atmosfera perfeita.

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros
Partilho o último livro de capa cor-de-rosa das minhas estantes com uma protagonista feminina forte. The Only Woman in the Room de Marie Benedict é um livro que me foi recomendado por uma livreira da Bertrand e, que ainda hoje agradeço por me ter cruzado com esta história.

Imagem da minha autoria - Livros das Estantes com a Capa Cor-de-Rosa | Livros

Depois de ler Every Summer After de Carley Fortune, fiquei curiosa em ler "Meet Me At The Lake" da mesma. Até porque, me parecem ter vibes semelhantes. Estou com este livro debaixo de olho 👀

Agora partilhem alguns dos vossos títulos literários! Não se esqueçam: capas em cor-de-rosa 🎀🌸🦩🩰

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Do Que Falo Quando Falo De Corrida de Haruki Murakami | Livros

Sinopse:

"Em 1982, Haruki Murakami decidiu vender seu bar de jazz em Tóquio para se dedicar à escrita. Nesse mesmo período, começou a correr para se manter em forma. Um ano mais tarde, ele completou, sozinho, o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, e viu que estava no caminho certo para se tornar um corredor de longas distâncias. Os anos se passaram, e os romances de Murakami ganharam o mundo. Traduzido em 38 idiomas, ele é um dos autores mais importantes da atualidade. É também um maratonista experimentado e um triatleta. Agora, ele reflete sobre a influência que o desporto teve em sua vida e, sobretudo, em seu texto. Este é um livro bem-humorado e sensível, filosófico e revelador, tanto para os fãs deste grande e reservado escritor quanto para as inúmeras pessoas que encontram satisfação semelhante nas corridas."

Género: Literatura Japonesa, não ficção. 

Ano de Publicação: 2007.

Páginas: 188.

Editora: Knopf Publishing Group.

Avaliação no Goodreads: 3.87 ⭐⭐⭐


Crédito - Do Que Falo Quando Falo De Corrida de Haruki Murakami | Livros

Opinião:

Este livro foi uma lufada de ar fresco. Já ouvi dizer muito bem da escrita e dos livros de Haruki Murakami. Mas, também já me disseram que não é um autor para toda a gente, que tem uma maneira de contar histórias muito própria.

Uma longa chuva de outono. Às vezes chovia pesado, às vezes suavemente; às vezes, arrefecia por algum tempo, como que pensando duas vezes, mas nem uma vez sequer o céu limpou.

Para conhecer Haruki Murakami, optei por começar por este livro que é na verdade uma espécie de um diário sobre um período específico da sua vida: enquanto treinava para participar num triatlo. O autor divaga sobre o prazer de fazermos coisas que gostamos, no seu caso: de escrever e de correr.

É um pouco estranho, talvez, dizer uma coisa assim a essa altura, mas Gatsby é realmente um romance espetacular.

É um livro bastante completo e, de certa forma, dá-nos o que promete: os seus pensamentos sobre o ato de correr, de fazer exercício físico e sobre nos superarmos constantemente. 

O frio chegou com tudo e a cidade está cheia de abóboras de Halloween.

Conta-nos também sobre a preciosidade do tempo e de como é essencial irmos fazendo coisas que nos dão prazer. Conta-nos sobre a sua paixão por escrever e por correr enquanto vivencia exatamente essas experiências e os prazos de participação no triatlo e de entrega dos seus romances.

Fiquei realmente contente de ver tantos jovens interessados em meus romances.

Sem dúvida que este livro é um bom início de partida. Agora é uma questão de tempo para conhecer os seus livros. Recomendo fazer esta leitura no outono, pelos detalhes que o autor nos coloca entre parágrafos e a capacidade de nos faz sentir o frio mais perto.

Classificação: 3 ⭐⭐⭐

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Viúva de Ferro de Xiran Jay Zhao | Livros

Sinopse:

"As fronteiras de Huaxia são defendidas por máquinas de guerra gigantescas movidas pela energia vital de um piloto e da sua concubina. Os combates são violentos e, se os homens sobrevivem, as mulheres são quase sempre sacrificadas. Apesar de saber o futuro trágico que a espera, Zetian alista-se no exército com apenas um objetivo: a vingança.

Graças à sua força psíquica excecional, Zetian sai vitoriosa do confronto e torna-se na Viúva de Ferro, juntando-se à elite de pilotos e fazendo par com Li Shimin, o piloto mais perigoso e controverso de Huaxia.
Agora que sabe do que é capaz, Zetian vai utilizar todas as armas para permanecer viva e lutar contra o sistema patriarcal que governa a sociedade e que despreza a vida das mulheres..."

Género: Fantasia.

Ano de Publicação: 2022.

Editora: Intrínseca.

Páginas: 498. 

Avaliação no Goodreads: 4.11 ⭐⭐⭐⭐

Goodreads Choice Award Nominee for Best Young Adult Fantasy & Science Fiction (2021) 🔮


Crédito - Viúva de Ferro de Xiran Jay Zhao | Livros
Opinião:

Ando a experimentar ler mais fantasia e, lembrava-me de ver este livro nas estantes da Bertrand há uns meses. Por isso, decidi lhe dar uma oportunidade a esta distopia onde as mulheres são constantemente sacrificadas nas batalhas.

Mas não ligo se devo algo aos anciãos ou aos deuses. Se não me respeitam só porque faço parte da metade "errada" da população, eu é que não vou respeitá-los.

Basicamente, entramos num universo onde existe uma guerra quase à porta de casa da nossa protagonista principal. Ela tinha uma irmã que morreu quando os pais a ofereceram para ajudar os guerreiros na guerra e um irmão que precisa de dinheiro para comprar uma esposa.

pois se diz que os pilotos mortos reencarnam como borboletas.

A nossa protagonista é uma rapariga rebelde, determinada e pronta para acabar com este sistema. Todavia, quando a sua vez de ajudar na guerra chega ela tem um plano. Não quer que mais raparigas percam as suas vidas de forma tão desumana. 

Seus olhos brilham na sombra fragmentada como lagos à noite, refletindo as estrelas.

Neste reino, temos os guerreiros com uma pulsação vital acima da média que é o que de facto os torna poderosos. E, as raparigas com um batimento cardíaco suficiente podem participar com eles durante o alerta para os ataques territoriais uma vez que, morrem no seu lugar.

Uma rapariga está a morrer em uma crisálida em nome da humanidade.

Contudo, há mais informação que não é exatamente pública. E, a nossa heroína pretende-a partilhar para acabar de uma vez por todas com o derramamento de sangue. 

É hilário. Os homens querem tanto nosso corpo, mas odeiam tanto nossa mente.

Honestamente, não foi uma leitura que me captou desde o início até porque esta distopia conta-nos sobre termos que não entraram logo na minha cabeça. Mas, as surpresas na história foram me surpreendendo até chegar ao fim. 

Classificação: 3 ⭐⭐⭐

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

The Sandman | Série

Sinopse:


"Após anos de cativeiro, Morfeu — o Senhor dos Sonhos — parte numa viagem através de vários mundos para encontrar o que lhe foi roubado e recuperar o seu poder."


Ano de Publicação: 2022.


Realizador: Neil Gaiman, David S. Goyer e Allan Heinberg.


Género: Fantasia.


IMDB: 7.7.


Crédito - The Sandman | Série

Opinião:

O meu tempo livre não é o mesmo desde que que me comecei a dedicar mais ao ginásio e à leitura. Neste caso, quem sofre mais com isso são as séries e os filmes. No entanto, consegui terminar esta série que é absolutamente imperdível para os fãs de fantasia.

Tanto o meu gosto literário, como cinematográfico é vasto. E, ultimamente tenho gostado de explorar mais a fantasia. The Sandman, é uma série sobre a história do mestre dos sonhos - o rei Morfeu -, mas também sobre a humanidade, a ambição e os nossos desejos mais profundos.

É sobre termos a capacidade de imaginar um universo mais diversificado e profundo, onde os mitos gregos e outros dão lugar e presença a essas histórias. Gostei muito de ver esta série e, já está confirmada a segunda temporada.

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Quiz: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣

Imagem da minha autoria - Quiz: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣

Agora que descobri os quizzes literários da Elga vocês vão ter de me aturar enquanto me divirto a responder. Hoje trago um bastante curioso: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣ Vamos lá descobrir.


Imagem da minha autoria - Quiz: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣

Provavelmente vou escolher a fantasia porque das três opções, é para a magia que me encontro de momento mais inclinada para ler e, dos que mais gostaria de viver. Escolho a opção A).

Imagem da minha autoria - Quiz: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣

Esta questão foi a mais fácil de responder. É de caras a escolha B). Não só porque escrevo por prazer (mantenho um blog graças ao meu fascínio pela escrita), como porque é um dos hobbies que mais gosto (senão não teria publicado um livro).

Imagem da minha autoria - Quiz: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣

A minha mãe concorda que a impulsividade é um dos meus maiores defeitos. E, sim, perguntei-lhe só para ter a segurança de que estava a dizer a resposta certa. Embora já soubesse a resposta para o quiz e a resposta dela. É definitivamente a opção C).

Imagem da minha autoria - Quiz: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣

E, agora volto a escolher a opção A). Sem hesitações nenhumas. 

Imagem da minha autoria - Quiz: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣

Gosto muito de The Weeknd, mas a música "Woman" da Doja Cat é aquele empoderamento feminino que acho que a minha personagem no livro poderia precisar de ouvir. Principalmente, por ter escolhido a fantasia como o género literário. Com um bocadinho de remorsos, opto pela A).

Imagem da minha autoria - Quiz: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣

Até que as minhas escolhas correram bastante bem. Sendo a protagonista de um livro de fantasia, faz todo o sentido que eu seria provavelmente a rapariga que se iria deixar levar pela curiosidade, ao mesmo tempo, que ter naturalmente uma atitude interessante o suficiente para atrair problemas. 

Imagem da minha autoria - Quiz: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣

Aqui também está um resultado diria que no mínimo fixe. Mas, por favor, não me perdurem a jornada enquanto protagonista por muito tempo que eu tenho muitos livros para ler. 

Imagem da minha autoria - Quiz: Se a vida fosse um livro, que personagem serias?⁣


Gostaria muito de conhecer a pessoa que possivelmente seria o meu par romântico, a não ser que a minha ou o meu suposto aliado dificultasse e se instalaria um triângulo amoroso. Passo bem, sem esse tipo de dificuldades na minha própria história, mas obrigada. 

O que acharam deste quiz? Partilhem o vosso resultado porque gosto de saber coisas 👀

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Serei Sempre o teu Abrigo de Valter Hugo Mãe | Livros

Sinopse:

"«O avô, resumido nos sentimentos, sem talento nas aflições, mais maniento e cheio de medo, só dizia: sossega, menina, sossega. Mesmo velhinhos, ele tratava-a como da primeira vez. Era uma menina.»

Um conto delicado sobre a fragilidade dos avós vista pelos olhos atentos do neto.
Na sensibilidade que só as palavras de Valter Hugo Mãe conseguem atingir, acompanhamos a força do amor dos avós um pelo outro e dos dois pelo neto. O poder dos laços da família e do afeto."

Género: Contos.

Data de Publicação: 2020.

Editora: Porto Editora.

Páginas: 52.

Avaliação no Goodreads: 4.34 ⭐⭐⭐⭐


Crédito - Serei Sempre o teu Abrigo de Valter Hugo Mãe | Livros

Opinião:

Em 2021, debrucei-me sobre "A Desumanização" de Valter Hugo Mãe e, apesar de ter sido uma leitura difícil e de talvez, não ter sido o livro mais indicado para conhecer a sua escrita, a verdade é que me marcou.

Quando a avó trocou o coração por um eletrodoméstico, continuou amando. 

Passei um bom tempo sem pegar em mais nada do autor português e eis que "Serei Sempre o teu Abrigo" me despertou a curiosidade de lhe regressar. Neste conto, apercebemo-nos de uma espécie de dedicatória de amor aos seus avós e de certa forma, do amor vivido entre eles.

Tanta coisa era mágica na sua vida. Até a tristeza.

A avó precisa de um aparelho para que o seu coração continue com os seus batimentos a abrigar amor. Essa necessidade assusta toda a família, principalmente o avô que, não sendo de muita demonstração afetiva, sente grande amor por ela. 

As pessoas abrigam-se umas nas outras. Mesmo ausentes, nossos abrigos existem. Estamos debaixo da memória.

Esta premissa parte para a dimensão de amarmos. Para as pessoas que abrigamos no nosso peito e o que significa amar. As que menos demostram, não são as que menos sentem. Da mesma forma, as que mais demonstram, não são as que mais sentem. Mas, existe abrigo e existe saber no amor.

Um dia, entendi que os velhos são heróis. Passaram por muito, ganharam e perderam tanta coisa. Perderam pessoas. Persistem sobretudo para cuidar de nós, os mais novos, e nos assistirem. Observam-nos.

Conhecemos um bocadinho mais dos seus avós. Do carinho que lhes guarda e do apreço que sente. Descobrimos as várias formas de ser e de demonstrar a ternura. Bem como da poesia que habita dentro de nós quando amamos.

Lugares onde protegemos com garra e ternura uma parte da vida, garantias ou provas de amor, tudo quanto nos mantém ou pode reerguer. 

Este livro foi sem dúvida tudo o que outro não foi. Leve, delicado e o início certo para (re)descobrir um dos autores portugueses mais prezados. 

Classificação: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Séries que quero ver

Imagem da minha autoria- Séries que quero ver

Como já tenho algumas séries debaixo de olho, resolvi (mais uma vez) resumir algumas séries que quero ver nos próximos tempos. E, optei por fazer mais uma lista. 


A que estou mais ansiosa por ver da lista, é a "You Knock On My Door". É uma série turca e, honestamente, aparece-me em todo o lado. Por isso, é uma das séries que tenho no topo de prioridades de maratonas. 


Tem algumas séries que são bastante recentes, como é o caso do "O Agente da Noite" da qual estou muito curiosa. Adoro ver séries deste género e esta tem estado em alta pelo que parece ser uma boa aposta. 


Tanto a série "Sandman" e "Hart of Dixie" são séries que já comecei a ver, mas que ainda não terminei porque venho constantemente a adiar. Porém, estou a gostar de ambas. 


Já viram alguma destas séries? 👀
 

terça-feira, 8 de agosto de 2023

A Vida Não é Útil - Ideias para salvar a humanidade - de Ailton Krenak | Livros

Sinopse:

"Por um futuro que ainda não está perdido, precisam-se ideias para salvar a Humanidade.

Num momento em que a Humanidade atravessa uma prova de fogo, a lucidez e desassombro de Ailton Krenak obrigam-nos a uma importante reflexão.
A pandemia de coronavírus que o mundo atravessa é apenas um dos vários desafios que enfrentamos hoje. Quando analisada, percebemos que é apenas um sintoma de uma doença maior: se a forma predatória e consumista como lidamos provocou esta pandemia, o autoritarismo e desprezo pela vida humana de alguns governos, transformou-a numa autêntica tragédia para muitos.
Em A vida não é útil, ideias para salvar a Humanidade, Krenak, um dos mais originais e importantes pensadores da actualidade, pensa sobre o caminho em direcção à ruína que a Humanidade insiste em tomar e crítica as tendências destrutivas a que nos entregamos em nome de uma suposta «civilização»: o consumismo desenfreado, a devastação ambiental e o primado da economia face ao valor da vida. «Ninguém come dinheiro», «O amanhã não está à venda» e «A vida não é útil» são, além de capítulos deste livro, verdades implacáveis e avisos impossíveis de ignorar do filósofo indígena."

Género: Filosofia, Política.

Ano de Publicação: 2020.

Editora: Companhia das Letras.

Páginas: 128.

Avaliação no Goodreads: 4.37 ⭐⭐⭐⭐


Crédito - A Vida Não é Útil - Ideias para salvar a humanidade - de Ailton Krenak | Livros

Opinião:

No final do ano passado, tive a oportunidade de ler "Notas para adiar o fim do mundo" e foi o primeiro livro lido do autor brasileiro, Ailton Krenak.

Talvez a pista mais recente sobre isso seja aquela história dos bilionários que estão construindo uma plataforma fora da Terra para irem viver, sei lá, em Marte.

Este ano, estava à procura de um livro de não ficção para conjugar entre leituras e, lembrei-me deste líder indígena que me surpreendeu com a escrita, com o olhar ambientalista e sobretudo com a própria experiência sobre os temas que aborda.

Drummond é meu escudo. Ainda vamos descobrir segredos fantásticos dele no futuro.

Nesta maré de sorte, dei uma oportunidade a um outro livro seu. A Vida Não é Útil - Ideias para salvar a humanidade -, é um livro mais duro e que está mais bem cotado no goodreads. No entanto, acabei por não gostar tanto quanto o primeiro livro que descobri.

Aqui, do outro lado do rio, há uma montanha que guarda a nossa aldeia. 

Ainda assim, as reflexões aqui contidas e construídas durante a pandemia servem de fio condutor para as tendências destrutivas da humanidade. O consumismo é um dos grandes tópicos, estando a par das alterações climáticas, da desflorestação ambiental e do idealismo da sustentabilidade.

Andamos em constelação.

É um livro rico de ideias e de sentido crítico. Este livro é destinado a todos os consumidores do planeta para que como uma sociedade possamos fazer melhores escolhas relativamente ao nosso futuro. O meu capítulo preferido foi o intitulado: "Sonhos para Adiar o Fim do Mundo".

Classificação: 3 ⭐⭐⭐

Com tecnologia do Blogger.